Com o enfraquecimento dos valores reais e duradouros relacionados aos casamentos, e ainda com a facilitação jurídica do divórcio, muitos casais desistem rapidamente do seu cônjuge e parceiro, esquecem-se das promessas e convênios feitos naquele dia sagrado. Afinal, a sociedade prega que precisamos apenas fazer o que for mais fácil e rápido, pois tempo é dinheiro! Entretanto, tempo e dinheiro não garantem sua felicidade; o amor verdadeiro e genuíno pode garantir, você pode aprender a amar e a terapia pode lhe ajudar.
O que é exatamente terapia?
A terapia consiste em um tratamento com cuidados simples da sua estrutura mental e psicológica, que está intrinsecamente ligada também ao seu bem-estar físico e social. Muitos pacientes de consultórios médicos poderiam descobrir que suas doenças físicas (exemplos: enxaqueca, gastrite, problemas no coração, entre outros) podem ser desacelerados e tratados psicologicamente também.
A psicóloga Pâmela Moraes nos ensina que existem muitos mitos relacionados aos tratamentos psicoterapêuticos e também aos profissionais que realizam a terapia. Alguns deles referem-se aos psicólogos como adivinhos ou ciganos que sabem tudo sobre você e sua vida.
Porém, Pâmela explica que a psicologia é apenas uma ciência que busca cuidar do ser humano, procurando compreender as alterações de comportamento e saúde do mesmo.
Quanto tempo dura uma terapia eficaz?
Assim como um tratamento de saúde física, é relativo e varia de paciente para paciente e de situação para situação. Da mesma forma ocorre com a psicoterapia, pode variar.
Entretanto, em geral uma terapia para casais eficiente, em que o casal compromete-se em ser assíduo às sessões e realizar suas obrigações concernentes ao tratamento, dura em média de 4 a 5 meses, com resultados rápidos e eficientes.
Por que eu preciso ir junto?
A terapia para casais pode se iniciar com cada um dos indivíduos envolvidos comparecendo a sessões separadas e, quando se sentirem seguros e prontos para conversarem em conjunto, então o casal continuará o processo junto, facilitando a evolução e solução dos problemas conjugais existentes.
Todos precisam de terapia?
A psicóloga e terapeuta de casais Anna Hirsch Burg afirma que em geral os parceiros se revezam num eterno conflito: quem recebe sente que recebe pouco, que dá acha que dá demais. Isso acontece porque esperam encontrar no cônjuge amado uma fonte de conforto total.
Além disso, esperam que o cônjuge supra todas as suas carências afetivas que surgiram desde a tenra infância, e todas as demais que surjam no caminho. Como isso não acontece, sentem-se frustrados e desanimados.
Se vocês dois são pessoas normais que estão sujeitas a elevados níveis de tensão na vida, seja no trabalho, com os filhos, no trânsito, em casa, certamente poderão um dia se sentir esgotados mentalmente e não conseguir mais dar conta de seus problemas, incluindo seu casamento.
Então, não fujam da cura, esqueçam os paradigmas sociais equivocados e mentirosos e procurem ajuda de um profissional.
1. Estabelecer um padrão geral de comportamento para o casal
Ou seja, estabelecer um pacto entre o homem e a mulher, definir o que um não consegue suportar de forma alguma no outro, definir metas e ações para que as mudanças possam ser concretas no dia a dia do casal.
2. Escolher um modelo de vida a dois
Sua vida, seu casamento é único, o que servirá para vocês pode não se ajustar para outros. Criar um modelo de vida, de conceitos, padrões estabelecidos por ambos facilitará a compreensão do que pode, não pode, como e não fazer algumas coisas.
3. Resolver seus conflitos individuais
Antes de serem dois, vocês são um, ou seja, existem alguns conflitos emocionais e sentimentais que são particulares, seu cônjuge não pode ser seu remédio, sua cura. Suas necessidades podem e devem ser supridas por você mesmo.
Se o seu casamento está fragilizado, se suas dores emocionais e físicas estão aumentando, pode ser que uma terapia de casais seja útil e apropriada para lhe ajudar. Procure alguém capacitado, um profissional habilitado.
TEXTO ORIGINAL DE FAMÍLIA
Jodie Foster dirige dois dos maiores astros de Hollywood neste longa de suspense que não…
Um filme para todos aqueles que sabem apreciar a beleza de uma clássica e emocionante…
O ator Selton Mello, de 51 anos, fez um relato contundente sobre a pressão para…
Dá pra comer bem sem abrir mão do sabor. Confira ideias de substituições incríveis!
Polícia aponta que Daniele Barreto planejou tirar a vida do marido, advogado José Lael Rodrigues,…
Organize uma viagem com crianças sem estresse! Confira 6 passos práticos e garanta uma viagem…