Assertividade

Por que é difícil falar olhando nos olhos das pessoas?

Se você é daquelas pessoas que diz “não consigo olhar nos olhos das pessoas” e quer entender a psicologia do não olhar nos olhos enquanto fala, pode ficar tranquilo que é algo bem natural. Quando alguém está falando com você, você já reparou como eles parecem quebrar o contato olho a olho, como se estivessem achando difícil falar e olhar nos seus olhos ao mesmo tempo? Da mesma forma, quando você está explicando algo a alguém ou contando uma história, você desvia seus olhos dos olhos da pessoa para que você possa se concentrar no que você está dizendo?

Um par de pesquisadores japoneses dizem que isso acontece porque o contato visual tem um “efeito único” sobre os nossos “processos de controle cognitivo”. Essencialmente, o olhar mútuo é tão mentalmente estimulante que pode ser complicado pensar direito e manter contato com os olhos, ao mesmo tempo.

Pesquisas anteriores demonstraram que o contato visual interfere com outras tarefas mentais, como as que envolvem a imaginação visual. Sem dúvida isso não é tão surpreendente, porque o contato visual e imaginação visual estão, obviamente, tocando no mesmo domínio mental.

Em seu novo artigo na Cognition, Shogo Kajimura e Michio Nomura testaram se o contato visual também interfere com a nossa capacidade de gerar verbos em uma tarefa de palavras, e se isso acontece em todos os casos, ou apenas quando a tarefa de geração de verbo é muito difícil.

O principal resultado é que os participantes eram muito mais lentos na tarefa de geração de verbo ao fazer contato visual com o rosto na tela, ao contrário de quando o olhar no rosto foi evitado, mas apenas na versão mais difícil da tarefa de geração de verbos, quando a recuperação e as exigências de seleção foram elevadas.

Kajimura e Nomura disseram que isso mostra que o contato visual não interfere diretamente com os processos mentais relacionados especificamente na geração de verbo – se assim fosse, os tempos de desempenho deveriam ter sido mais longos para o contato visual entre versões fáceis e difíceis da tarefa dos verbos.

Em vez disso, eles disseram que os resultados são consistentes com a ideia de que o contato visual drena os nossos recursos cognitivos mais gerais – o tipo que precisamos em outras tarefa, como falar, torna-se muito difícil de ser tratado por recursos específicos do domínio. É por isso que quanto mais complicada a história que você está contando (ou a desculpa que você está dando), mais provável que você precise romper o contato visual.

Artigo de Christian Jarrett  ( @Psych_Writer ), editor do  BPS Research Digest.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Série “proibidona” na Netflix é perfeita para quem só quer relaxar em frente à TV

Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…

1 dia ago

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…

1 dia ago

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

3 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

3 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

4 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

4 dias ago