O medo é, acima de tudo, um sentimento com intenção de proteção, tanto que quando bem equilibrado, contribui para o bem-estar e sobrevivência. Mas, por ser uma emoção forte, muitas vezes pode ser difícil ficar diante de um objeto ou situação que causa medo, o que gera um mal-estar muito grande. Com isso, é natural ficarmos bem longe de tudo e todos que nos estimulam essa emoção.
Isso acontece, inclusive, com as pessoas sentem medo de amar e se entregar a uma relação mais profunda. A cumplicidade e o vínculo, para alguns, é algo terrível e assustador até mesmo de se imaginar. Esse tipo de sentimento gera desgaste e frustração.
Não querer se relacionar pode ser uma opção consciente. Mas há aqueles que querem e não conseguem e com isso vem a tristeza, mais medo e desencontros.
O medo pode ter nascido de uma relação malsucedida e traumática do passado, isso infelizmente, pode ocorrer em qualquer idade e com qualquer pessoa. Quando se viveu muitos relacionamentos mal encaixados e de baixa qualidade esse mal-estar pode aumentar e assustar ainda mais, pois a pessoa pode, erroneamente, achar que ?nunca? vai conseguir ter um bom relacionamento afetivo. Esse tipo de crença piora a autoestima e machuca o emocional de quem vive assim.
Quem sente medo de amar, de se relacionar, de ter um companheiro (a), de assumir uma relação precisa fazer uma autoanálise para poder entender o que está por trás dessa emoção. Não é só uma questão de não se deixar abater pelo medo ou enfrentar sem preparo. É preciso uma consciência maior do que está havendo. Deixar de viver uma vida plena por medo, insegurança e dúvidas é muito limitante. O maior prazer da vida é poder ter liberdade de escolha. Ser capaz de ser inteiro e contribuir para o bem-estar pessoal e do outro em uma relação íntima de aprendizado, ensinamento e troca é muito gratificante.
O processo de cura e melhoraria através da psicoterapia é indicado para:
O tratamento é direcionado para a compreensão e cura da base, do que permeia o medo. As técnicas usadas podem ser de cura de trauma, aprendizado de comunicação, estimulação da capacidade de se expor e criar vínculos com os outros. São muito bem indicados os tratamentos com uso de técnicas de PNL, Novo Código da PNL, EMDR, Coaching de Vida e Terapia Breve, pois são excelentes para o bem estar, qualidade de vida e força emocional.
Imagem de capa: Shutterstock/pecaphoto77
TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA
Um homem foi arremessado de um carro em movimento após se recusar a sair do…
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…