Perversos narcisistas, sejam homens ou mulheres, são pessoas vazias, pois vivem investidas em seu “falso self”, ou seja, seu falso EU. Sentem tanta vergonha e inadequação pela pessoa que são de verdade, que criam um “falso self”, que carregam pelo mundo como se fosse uma pessoa real.
É exatamente por não serem pessoas reais que eles mentem com tanta facilidade sobre tudo. Eles inventam personagens de acordo com a conveniência e vivem como se fossem esses personagens inventados. Nem mesmo a família dessas pessoas a conhece de verdade. Elas sabem que há algo errado ou estranho, mas não sabem 100% do que são capazes. Pelo contrário, por causa do afeto que sentem, com frequência os apoiam e se tornam seus “possibilitadores”.
E é justamente por passarem para o mundo uma personalidade falsa, que os perversos narcisistas fazem tudo com muita pressa. Não é incomum encontrar com esses tipos e, em tempo recorde, ir morar com eles ou iniciar planos de casamento. A pressa se dá pelo simples fato que, por terem total consciência de que estão interpretando um papel, terão enorme dificuldade em manter a máscara.
Não é fácil fingir ser quem você não é e, mais difícil ainda, fingir sentimentos que você é incapaz de sentir. É um esforço enorme e, por isso, frequentemente cometem deslizes que, aos olhos de alguém bem treinado e com boa autoestima, são claros sinais de que estão lidando com um transtornado mental. O problema é que o típico alvo de perversos são pessoas românticas e empáticas, que acreditam nas pessoas, vêm de relações sofridas e nutrem sonhos de amor romântico e, por isso, não enxergam tais sinais com facilidade.
Sabendo disso, apressarão decisões importantes para prender rapidamente o alvo, antes que eles sejam descobertos. Serão incríveis ouvintes com o objetivo de descobrir quais são os seus anseios, para assim poder espelhá-los com exatidão. Fazem uma mímica tão perfeita do que você sonha, que rapidamente os confundimos com a “alma gêmea”. Você nunca teve filhos? Ele sonha ser pai. Você é casado e sua mulher não é boa companheira? Ela será seu ombro amigo e assim por diante.
Precisam prender o alvo rapidamente e na justa medida que essa pessoa for conveniente. Mas saiba: prender-se ao alvo não apresentar nenhuma vantagem, pois o casamento será apenas uma promessa que faz parte da idealização do início e nunca acontecerá “por algum motivo a que VOCÊ deu causa…”
Alguém ser conveniente significa que essa pessoa representa interesses, tais como: patrimônio, um trabalho, um lugar para se encostar, status ou apenas para provar para o mundo que são pessoas adequadas, capazes de ter uma família. Não raro, pasme, se casam com alguém pouquíssimo depois de uma ruptura traumática com outra pessoa com o simples objetivo de mandar um recado como punição!
Parece absurdo alguém ir a essas consequências apenas para ferir, não? Mas para um perverso narcisista este é a apenas um meio para se atingir um fim, não importa o que significa para o mundo ao seu redor. No mundo de fantasia de um perverso narcisista, tudo é justificado para que eles obtenham o que desejam e lhes convém.
Por que alguém incapaz de se colocar no lugar dos outros se preocuparia com as consequências de seus atos?
Decididos ou não a ligar seus alvos a eles, bombardeiam a pessoa de atenção e demonstrações de afeto até o ponto em que esteja completamente viciada naquele tratamento dos sonhos e tiver perdido o discernimento por completo. Usam uma verdadeira pirotecnia amorosa para distrair o alvo, de modo que suas verdadeiras cores não sejam vistas a olho nu (veja nessa animação como isso acontece). É uma sucessão veloz de provas de amor e surpresas que não te permite pensar em qualquer outra coisa. Às vezes, a pessoa tem aquela intuição de que algo não está certo, mas é constantemente distraída e não consegue formar um pensamento lógico. Nesse sentido, devo admitir: são muito habilidosos.
Atingido o ponto em que o discernimento do alvo já está prejudicado, poderão finalmente ser quem são, começando os insultos, silêncio agressivo e tudo que envolve a desvalorização, segunda fase da relação com esses tipos. Pelo tempo que lhes for prazeroso, alternarão tratamento bom com tratamento ruim, levando o alvo ao desespero, confusão mental, dissonância cognitiva e, não duvide, à loucura ou suicídio.
É um erro pensar que o passo seguinte será sempre o descarte. Perversos narcisistas vão arrastar você por essas dinâmicas, com promessas vazias e alternância de tratamento por 10, 20, 30 anos se você permitir. Podem entrar e sair, comprometerem-se com outras pessoas e ainda assim não descartar você. Enquanto você servir de alimento para o seu ego doente, você será útil.
Leia mais sobre o ciclo do relacionamento
Para romper esse ciclo, não há outro caminho: Um corte rápido, limpo e por inteiro em qualquer contato que se tenha com esse tipo. Enquanto VOCÊ não tomar essa atitude, seu vampiro voltará para mais e mais, dizendo tudo aquilo que você deseja ouvir pela enésima vez, até quando não restar mais nada da pessoa que você é. Somente quando chegar a esse ponto você será material descartável.
Imagem de capa: VGstockstudio/shutterstock
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…