Por trás dos relacionamentos saudáveis

Por Marcela Pimenta Pavan

“Vocês são uma espécie interessante, uma mistura interessante, são capazes de sonhos tão lindos e de pesadelos terríveis. Se sentem perdidos, sozinhos, mas não estão. Sabe, em toda a nossa vida a única coisa que achamos que torna o vazio suportável é o contato…” (Carl Sagan).

Esse trecho do filme “Contato”, baseado no romance de Carl Sagan, chama atenção especialmente por deixar evidente a importância do contato, da relação com o outro, em nossas vidas.

A busca pelo outro tem, entre outros, um caráter instintivo, somos antes de tudo animais gregários, e precisamos do outro para nos proteger, para nos acasalar, mas também buscamos uma completude, alguém que nos compreenda, que nos ampare, oriente e que nos ame.

Apesar de ansiarmos por uma boa companhia sabemos que nem sempre é fácil manter uma relação. Muitas vezes surgem os desencontros e as frustrações dificultando o contato. Isso acontece não só no aspecto amoroso, mas também no familiar, social, profissional.

O que será que atrapalha?

O ser humano se constitui na relação com o outro. O bebê busca desde cedo o olhar e a atenção da mãe. Com o tempo as relações vão se ampliando para a família, amigos, professores, trabalho, amores. Segundo VYGOTSKY, desde o nascimento o individuo é socialmente dependente do outro, para que possa entrar em um processo de desenvolvimento histórico, cultural e social e, consequentemente, constituir-se como um sujeito social.

No meio das relações que construímos ao longo da vida projetamos muito de nós mesmos nos outros. Esperamos que o namorado perceba a insatisfação, que o chefe reconheça nosso esforço, que o amigo venha nos socorrer, ou seja, esperamos que o outro nos corresponda. Criamos idealizações do que é ou não importante para nós e deixamos de ver o outro como ele realmente é, com seus atributos e dificuldades. Quanto mais idealizado for o nosso desejo maior o risco da realidade ser diferente do imaginado. O resultado geralmente é a frustração e a mágoa.

Outro ponto importante que gera o desencontro são experiências passadas desagradáveis. Todos nós passamos por frustrações em nossas relações passadas mas algumas pessoas, na tentativa de evitar novas angústias, se fecham em demasia. Isso dificulta a vivência de novas relações e experiências diferentes. O fato é que, agradáveis ou não, as relações são fundamentais para o nosso amadurecimento. Quando tentamos nos acertar com o outro precisamos repensar nossa forma de ser, tentar novos caminhos, olhar sob novos pontos de vistas. São as relações de amizade, de amor, de trabalho que nos fazem crescer e perceber o que nos traz bem estar.

Como se relacionar melhor?

Um mundo sem projeções é improvável, todos nós temos as nossas expectativas e, de certa forma, isso nos move e indica aquilo que queremos. O ponto é equilibrar as expectativas com a realidade e evitar colocar no outro toda a responsabilidade pela nossa satisfação. Quando buscamos nos conhecer mais entendemos também o que buscamos no outro. Com o autoconhecimento ganhamos mais autonomia sobre as nossas escolhas e a dinâmica do relacionamento se torna mais saudável.

As experiências passadas são também muito importantes, através delas vamos aprendendo e crescendo. Qualquer pessoa que olhar sua história verá nela situações boas, ruins, engraçadas, tristes. A diferença é como as interpretamos, podemos ver as situações ruins como catastróficas ou como comuns a espécie humana e aprendermos com elas. O fato é que as relações colorem a nossa vida, estamos sempre em busca de trocas significativas com as pessoas à nossa volta. Cabe a nós construirmos relações positivas e saudáveis. Elas são os alicerces do caminho, a base para uma vida mais feliz!

Marcela Pimenta Pavan

Marcela Pavan é Psicóloga Clínica. Especialista em Família e Casal pela PUC-Rio. Experiência em questões ligadas a relacionamentos, conflitos pessoais, ansiedade, carreira, envelhecimento, entre outras. Site de atendimento online: www.acaminhodamudanca.com.br

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa aasisstir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

4 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

5 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 dia ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

1 dia ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

1 dia ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

2 dias ago