COMPORTAMENTO

Porque é bom não arrumar a cama pela manhã?

Consideramos que essa atividade é imprescindível para que nossa casa esteja bem organizada e nosso quarto fique mais confortável ao entrarmos ali. Porém, apesar da maioria das pessoas costumarem fazer suas camas diariamente, um estudo recente publicado pela Universidade de Kingston (localizada em Londres, Grã Bretanha), assegura não ser tão bom como parece, e inclusive pareceria ter efeitos negativos na saúde.

Qual é a explicação para isso?

Para comprovar que arrumar a cama pode ser prejudicial para a saúde, os pesquisadores revelaram que o ato de colocar perfeitamente os lençóis e a coberta cria um ambiente perfeito para que os ácaros se instalem e prolonguem suas vidas.

Concretamente, eles destacam que quando fazemos a cama estamos cobrindo os ácaros e aracnídeos que habitam nos lençóis, contribuindo para aumentar sua expectativa de vida.

Mesmo que não consigamos perceber, os lençóis e colchas têm umidade e calor, que se geram devido ao suor que produzimos quando dormimos. Essa umidade, somada à pouca ventilação, cria o lar perfeito para os ácaros, que podem prolongar facilmente suas vidas durante muito tempo sem percebermos.

Ao propiciar um ambiente perfeito para os ácaros estamos sujeitos a sofrer de asma, eczemas ou dermatite, febre do feno crônica, diferentes tipos de alergias respiratórias e inclusive insônia. De fato, as pesquisas demonstraram que uma cama arrumada pode ser o lar de até 1,5 milhões de ácaros, por isso corremos o risco de desenvolver algumas dessas doenças.

Stephen Pretlove, líder da equipe de pesquisadores que publicou o estudo, afirmou que para evitar as doenças causadas pelos ácaros o melhor é combatê-los, evitando arrumar a cama assim que levantamos. Quando não arrumamos a cama os ácaros podem ser eliminados com mais facilidade, principalmente se permitimos que a ventilação entre em nosso quarto.

Os ácaros podem ser eliminados com ar fresco e exposição ao sol, ou seja, para evitar que se proliferem em nossa cama o ideal é deixar os lençóis guardados e abrir as janelas do quarto. Pretlove também revelou que muitos insetos e pragas podem ser eliminados com diferentes produtos de limpeza e utilizando um aspirador. Porém, esclareceu que os ácaros podem ser eliminados dessa forma, assim recomendou ventilar com frequência o quarto, lavar os lençóis e cobertas regularmente e principalmente, os expor ao sol.

Para concluir, o pesquisador demonstrou que essas descobertas podem ser a chave para a prevenção de doenças alérgicas ou similares, o que poderia ajudar em seu tratamento. Portanto, quem não costuma fazer a cama, agora não tem desculpa. E aqueles que o fazem com frequência, principalmente depois de levantar, deveriam começar a considerar essas recomendações para evitar a proliferação e expectativa de vida dos ácaros com a finalidade de prevenir as doenças mencionadas.

Imagem de capa: Shutterstock/Jes2u.photo

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Série “proibidona” na Netflix é perfeita para quem só quer relaxar em frente à TV

Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…

9 horas ago

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…

10 horas ago

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago