saúde mental

Prática de jardinagem ajuda a combater depressão e ansiedade

Quem pratica a jardinagem, já conhece a sensação edificante de sentir-se parte do processo pelo qual as sementes florescem conforme as estações mudam. Essa é uma prática que pode ajudar pessoas que lutam contra a depressão ou ansiedade, e quem sabe bem disso é o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês). Em Manchester, uma clínica começou a prescrever jardinagem para pessoas diagnosticadas com essas doenças..

Na clínica, os pacientes recebem plantas para cuidar, que, depois, são plantadas no jardim comunitário da clínica – um local onde eles podem participar de uma atividade com outras pessoas e fortalecer as relações sociais.

Existem outros esquemas semelhantes, como o Sydenham Garden, no sul de Londres, que leva referências de jardinagem para suas sessões terapêuticas. “A pesquisa mostra que o exercício ao ar livre ou a ecoterapia, como jardinagem ou caminhada, traz enormes benefícios para o bem-estar e pode até ser tão eficaz quanto os antidepressivos no tratamento de depressão e ansiedade leve a moderada”, diz Aimee Gee, da instituição de saúde mental Mind.

“Acredita-se que isso se deva a uma combinação de fazer mais atividade física, que é conhecida por gerar muitos benefícios à saúde física e mental; obter contato social mais regular com as pessoas, o que pode reduzir a solidão e aumentar a autoestima; e estar cercado pela natureza, o que pode melhorar seu humor e sensação de bem-estar”, diz Gee.

As cores, sons e cheiros de um jardim, diz ela, “aumentam nosso bem-estar, enquanto nutrir um jardim ou loteamento fornece a satisfação de concluir tarefas e uma conexão mais forte com o ambiente natural, os quais estão associados à melhoria da autoestima e níveis reduzidos de raiva”.

Monty Don, jardineiro e apresentador de TV, creditou a jardinagem por ajudar com a depressão que viveu. Em uma coluna para o Gardener’s World, no início deste ano, ele resumiu os instintos de otimismo da jardinagem: “Quando você planta alguma coisa, investe em um futuro bonito em meio a um mundo estressante, caótico e, às vezes, absolutamente assustador”, finalizou o apresentador.

Nunca é tarde para comprar umas sementes e uns artigos para jardinagem e colorir sua vida com lindas flores e bons pensamentos, não é mesmo?

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Opinião e Noticia.
Imagem destada: Construindo Decor.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

7 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

8 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 dia ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

2 dias ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

2 dias ago