O Prêmio Nobel da Paz 2020 foi concedido à maior organização humanitária do mundo que alimenta os famintos.
O Programa Mundial de Alimentos (PMA) ganhou o prêmio “por seus esforços para combater a fome e melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos, buscando prevenir o uso da fome como arma”.
Em 2019, o PMA das Nações Unidas prestou assistência a cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países vítimas de insegurança alimentar aguda e fome – a maioria dos quais sofreu por causa da guerra e do conflito armado.
Diante da pandemia do coronavírus, o Programa Mundial de Alimentos demonstrou uma capacidade impressionante de intensificar seus esforços. Como a própria organização declarou: “Até o dia em que tivermos uma vacina médica, a comida é a melhor vacina contra o caos”.
O Comitê Norueguês do Nobel deseja enfatizar que fornecer assistência para aumentar a segurança alimentar não apenas previne a fome, mas também pode ajudar a melhorar as perspectivas de estabilidade e paz. O PMA assumiu a liderança na combinação de trabalho humanitário com esforços de paz por meio de projetos pioneiros na América do Sul, África e Ásia.
A organização sem fins lucrativos foi um participante ativo no processo diplomático que culminou em maio de 2018 com a adoção unânime da Resolução 2417 pelo Conselho de Segurança da ONU, que pela primeira vez abordou explicitamente a ligação entre conflito e fome e exortou os Estados Membros a ajudarem a garantir que a assistência alimentar chegue os necessitados e condenou o uso da fome como método de guerra.
Com o prêmio deste ano, o Comitê Norueguês do Nobel deseja “voltar os olhos do mundo para … o avanço da fraternidade das nações mencionada no testamento de Alfred Nobel. Como a maior agência especializada da ONU, o WFP é uma versão moderna dos congressos de paz que o Prêmio Nobel da Paz pretende promover. ”
“O trabalho do Programa Mundial de Alimentos em benefício da humanidade é um esforço que todas as nações do mundo deveriam ser capazes de endossar e apoiar.”
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Foto destacada: Reprodução/PMA África, Sudão do Sul.
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…