COMPORTAMENTO

Presentes podem compensar a ausência dos pais? Psicólogo comenta sobre uma prática que se tornou bastante comum ao longo dos anos

É comum que, em meio a um dia a dia corrido, os pais possam sentir que não estão passando tempo o suficiente com seus filhos. Para tentar compensar a ausência, algumas vezes os adultos apelam para presentes e agrados desmedidos para as crianças. “O problema é que quando esse tipo de relação é constante, os filhos têm um ‘reforço livre’, ou seja, a criança é presenteada independentemente do que ela faça”, afirma Filipe Colombini, psicólogo, orientador parental e fundador da Equipe AT. “Esse comportamento, então, faz com que os pequenos não valorizem realmente o que recebem”, conclui o especialista.

Também é fundamental entender que criar este padrão costuma passar a ideia de que bens materiais são mais importantes do que a atenção. “E o perigo deste comportamento é que os filhos acabam aprendendo com o exemplo, e podem vir a replicar esse aprendizado em outras relações”, explica Colombini.

Por outro lado, como explica o fundador da Equipe AT, muitos pais acreditam que compensam a ausência usando o pouco tempo que têm para se divertir com os filhos. “Porém, o mais importante é que os adultos estejam presentes no cotidiano da criança de forma completa, em momentos bons e ruins”, afirma Colombini. “Além de brincar, lidar com os problemas do dia a dia, impor limites e oferecer apoio às crianças também são partes essenciais da paternidade”, diz o especialista.

O psicólogo também aponta que nada substitui a presença dos pais e mães durante a criação. “O ideal é que os adultos consigam lidar com a culpa e frustração de não passarem o tempo que gostariam com os filhos, em vez de compensar com presentes”, explica. “E é importante que se organizem de forma que realmente consigam acompanhar a rotina da criança”, afirma Colombini.

Segundo o especialista, a justificativa mais corriqueira para a ausência parental é a falta de tempo devido ao trabalho. “Sentir falta dos pais é algo natural e faz parte do processo de desenvolvimento da criança. Ainda assim, é importante que os adultos tenham um planejamento de suas agendas e do seu tempo, para que consigam manter um equilíbrio entre a vida profissional e a de pai ou mãe”, diz o psicólogo.

***

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

***
Photo by Kira auf der Heide on Unsplash

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Série “proibidona” na Netflix é perfeita para quem só quer relaxar em frente à TV

Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…

3 horas ago

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…

5 horas ago

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago