A demência não é uma doença específica e sim um grupo de sintomas que se caracteriza pela disfunção de pelo menos duas funções do cérebro, como a memória e o discernimento.
Seus sintomas incluem esquecimento, habilidades sociais limitadas e habilidades cognitivas prejudicadas a ponto de interferir no funcionamento diário.
A ciência tem sido incansável e há muitos estudos sobre o assunto. A maioria descreve hábitos que podem ajudar a prevenir ou a atrasar o aparecimento da demência.
Separamos para você três hábitos saudáveis que ajudam a prevenir a demência e que também podem ser bastante divertidos. Confira:
Aprenda coisas novas
De acordo com um estudo publicado na revista The Gerontologist, os idosos que passaram 12 semanas a aprender a usar o iPad e várias apps lembraram-se melhor dos eventos diários e de como realizar tarefas simples do que os de outros grupos que realizaram atividades que não envolviam a aprendizagem de novas habilidades, como assistir a filmes ou socializar com os outros.
Jogos desafiadores
Certos tipos de jogos podem dar um impulso mental. Estudos sugerem quebra-cabeças complexos, que envolvam planeamento e reajuste de estratégias.
Beba vinho tinto
Um estudo alemão, citado pela Reader’s Digest sugere que, além do coração, o vinho tinto também pode ajudar o seu cérebro.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minutos e Hospital Israelita A. Einstein.
Foto destacada: © DR