DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Professora confronta idoso que a assediava durante a aula e recebe aplauso dos alunos

Todas as mulheres enfrentam episódios de machismo e assédio de algum tipo quase diariamente, seja no trabalho, na rua ou, às vezes, dentro da própria casa. Felizmente, cada vez mais mulheres têm tomado a iniciativa de denunciar essas situações, ajudando outras a terem a mesma coragem.

Recentemente, uma denúncia desse tipo viralizou nas redes sociais. Trata-se do relato honesto de uma professora da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, sobre um acontecimento que a incomodou durante uma aula.

Segundo informações do La Vanguardia, a professora, cujo nome de usuário no Twitter é CienciaConArte, explicou que estava ensinando em uma escola para adultos quando um estudante de 60 anos começou a tirar fotos dela e gravá-la sem seu consentimento.

Ela pediu ao homem para guardar o telefone, mas ele se recusou. “Ele fingiu deixar em cima da mesa e, depois de um tempo, pegou de novo e continuou me gravando. Eu me aproximei dele novamente e disse que ele não podia me gravar sem meu consentimento”, escreveu a mulher.

A situação acabou se agravando um pouco mais quando ele respondeu agressivamente, dizendo que iria ficar com o telefone na aula e continuaria a gravá-la.

Foi quando a professora entrou em pânico. “Isso nunca tinha acontecido comigo(…) O homem ainda estava com o telefone na mão, não sei se estava gravando ou não. Parecia que ele se sentia satisfeito segurando-o na mão, enquanto olhava para mim, sabendo o quão desconfortável tudo aquilo havia me deixado”, acrescentou.

Aí surgiu um conflito na sala de aula, quando os alunos insistiram que o colega deixasse o telefone de lado para qua a professora continuasse com a aula.

A professora continuou com sua história: “A aula se desenrolou com dificuldade. Eu cometi erros. Fiquei confusa ao falar. Não conseguia mais curtir a aula. Eu me sintia violada. Quando estava terminando, acho que deveria ter parado a aula e saído. Mas é tarde demais.”

Quando a aula acabou, aconteceu algo que, segundo a professora, a fez chorar de emoção. Seus alunos se levantaram de seus assentos e começaram a aplaudi-la por seu gesto e por sua coragem diante do assédio que sofreu.

“Talvez você pense que não importa. Um mal dia. OK. Mas não temos que continuar vivendo essas situações. O problema das atitudes machistas é que o machista acha que não está fazendo nada de errado, que não está incomodando, nem atacando ninguém. Exerça seus direitos, mesmo que seja cansativo”, encerrou a professora.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Foto destacada: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

12 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

14 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

2 dias ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

3 dias ago