PSICÓLOGO, PSICANALISTA, PSICOTERAPEUTA E PSIQUIATRA
Entenda o papel destes profissionais da Saúde Mental.
PSICÓLOGOS: São profissionais de saúde mental, cuja principal função é de avaliação psicológica, pois é essa que é específica do Psicólogo e que o distingue de qualquer outro profissional de saúde mental. Outra das suas funções é o acompanhamento psicoterapêutico. O Psicólogo tem contato com várias abordagens psicológicas e pode optar por um desses campos teóricos, ou integrar saberes de diversas correntes.
PSICOTERAPEUTAS: São Psicólogos ou Psiquiatras que realizaram uma formação especializada em Psicoterapia numa determinada abordagem teórica. Existem diversos ramos de Psicoterapias (Psicanalítica, Cognitiva, Comportamental, Gestalt-terapia, Jungiana, Corporal, Centrada na Pessoa, Sistêmica, Fenomenologia Existencial, Integrativa, Breve, etc.) e o tempo de formação teórica e prática é variável.
PSICANALISTAS: podem ser Psicólogos ou Médicos com formação em Psicanálise na Sociedade de Psicanálise. Possuem essencialmente a função analítica e o objectivo é a reestruturação/
PSIQUIATRAS: São médicos com especialização em Psiquiatria. Estes profissionais de saúde mental são responsáveis pelo tratamento farmacológico dos sintomas e, apesar de considerarem a complexidade e dinâmica da pessoa, focalizam-se principalmente sobre os aspectos fisiológicos das manifestações psíquicas indesejáveis (sintomas).
Nota:
Sempre que procurar um destes profissionais, não tenha receio de pedir o número do seu registro profissional (CRP ou CRM) para verificar se o mesmo é devidamente autorizado.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…
Estudos recentes e a psicologia nos ajudam a entender por que algumas pessoas são capaz…
A psicologia pode ajudar a entender o que está por trás desse hábito que desperta…