O período de final de ano para muitas pessoas é associado a festividades, presentes, férias e momentos alegres. No entanto, para alguns, essa época pode desencadear sintomas de depressão, estresse e ansiedade. Tatiane Paula, psicóloga clínica, fala sobre os motivos por trás da “síndrome de fim de ano” e oferece orientações sobre como lidar com esses desafios psicológicos.
Segundo a especialista, as celebrações de final de ano frequentemente envolvem uma dinâmica social complexa, gerando pressões que impactam a saúde mental. Por isso, é crucial desenvolver estratégias psicológicas para enfrentar os desafios sociais típicos desse período.
“Avaliar conquistas e metas não alcançadas é comum e as expectativas criadas pelas celebrações de fim de ano podem gerar ansiedade em relação aos desafios do próximo ano”, observou a psicóloga ao BHAZ.
Tatiane ressalta a importância de ficar atento a sinais que indiquem comprometimento da saúde mental, como aumento do estresse, ansiedade e alterações nos padrões de sono. Identificar esses sintomas e buscar apoio profissional quando necessário é fundamental.
Para aliviar os sintomas, a psicóloga sugere estratégias de enfrentamento, como a prática da atenção plena, para evitar gatilhos emocionais associados a lembranças desagradáveis durante as celebrações. As principais causas desses sentimentos incluem a reflexão sobre o ano passado, as pressões sociais ligadas às festividades e as preocupações com o futuro.
“Estabeleça limites claros, pratique o autocuidado e desenvolva uma comunicação assertiva para enfrentar situações sociais indesejadas. Estratégias de visualização positiva são indicadas como uma técnica eficaz para antecipar os encontros sociais, permitindo que os indivíduos foquem nos aspectos mais agradáveis e minimizem impactos emocionais negativos”, aconselha Tatiane.
Para enfrentar momentos de ansiedade social, a especialista destaca a importância de estabelecer metas realistas, priorizar o bem-estar físico e emocional, e valorizar conquistas pessoais. Ela enfatiza que uma rede de apoio social é crucial, encorajando as pessoas a compartilharem seus sentimentos com amigos, familiares ou profissionais.
Precisa de ajuda? Procure uma psicóloga.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do BHAZ.
Foto de capa: Reprodução.
Com mais de 300 milhões de cópias vendidas, Minecraft é sucesso entre crianças, educadores e…
Antes de tomar seu próximo gole de café, vale a pena entender o que realmente…
Adrielly Silva precisou passar por hemodiálise após reação a substância química usada no alisamento; especialistas…
A série que ninguém esperava, mas todo mundo vai comentar. Prepare-se para o novo fenômeno…
Alguns hábitos sutis podem estar sabotando sua imagem profissional — e você talvez nem perceba.
Bilionários da tecnologia propõem cargas horárias extremas em meio à corrida pela inteligência artificial, ignorando…