COMPORTAMENTO

Psicóloga explica por que nos sentimos tão cansados na quarentena

Um queixa frequente durante o período de isolamento social, imposto para impedir o avanço do novo coronavírus, é uma sensação de cansaço além do normal. Para a mestre em psicologia experimental e especialista em saúde Aline Maués, o contexto influencia bastante: “É um contexto desafiador, em que facilmente a gente se sente estressada, angustiada, triste e sem esperança”.

Segundo a psicóloga, são estes os motivos para estarmos nos sentindo tão cansados durante esses dias:

Rotina diferente

“Pode parecer que tudo continua igual, mas existe o medo de se contaminar, de contaminar a família e de perder o emprego. Há o medo de precisar ficar no hospital e não conseguir, ou de ser mais uma vítima fatal da doença. Tudo isso causa estresse e cansaço”, explica a psicóloga.
Também pode ser um problema não ter hora certa para dormir, acordar ou para se divertir no período de isolamento social. “Estabeleça horários, evite o contato com telas luminosas pelo menos uma hora antes de dormir, deixe o ambiente agradável para se deitar e pratique o relaxamento”, aconselha a profissional.

O home office pode ser exaustivo

O home office pode ser algo complicado de se administrar. “É delicado, você precisa ser produtiva, mas também tem que dividir o espaço com a família, conciliar os afazeres domésticos e mil outras tarefas pendentes”, explica Aline. “Com planejamento, é possível lidar com tudo isso e administrar o estresse, a ansiedade e a procrastinação, três fatores muito cansativos”, pontua. Para isso, vale – se possível, dividir espaços de casa entre trabalho, descanso e lazer. Além, é claro, de reservar um tempo para o autocuidado.

Falta de exercícios

“Como a gente se movimenta menos, nosso corpo vai se adaptando a nova rotina e pode apresentar perda de massa muscular, de condicionamento físico e alterações hormonais. Tudo isso pode aumentar a sensação de cansaço”, explica. “A dica é criar uma rotina de atividades físicas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de, semanalmente,150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa, para um adulto”, aconselha.

Falta de luz do sol

“É a exposição a luz solar que ajuda a regular o nosso ciclo de vigília-sono. Controlado pela melatonina, é ele que nos ajuda a adormecer quando escurece. Ou seja, se não há exposição a luz solar, o hormônio pode ficar desregulado e atrapalhar na hora de dormir”, pontua. Para evitar a insônia e fortalecer a imunidade, com vitamina D, a recomendação da OMS é banhos de sol três vezes por semana, de 15 a 20 minutos, nos horários de menor intensidade da luz.

“Cansei de mim”

Não é incomum sentir-se cansado de você mesmo em alguns dias. “Estamos tendo um contato intenso com os nossos sentimentos, com quem a gente é, com o mundo, e com as nossas prioridades e expectativas”, pontua a psicóloga. Por isso, é normal pensar muito e se cansar disso. “A quarentena pode funcionar como um exercício de autoconhecimento e o processo nem sempre é fácil ou agradável e dá trabalho, às vezes dói, mas ajuda.”

Atente-se

“Cansaço em excesso pode significar estafa. Se você se sente incapacitada de fazer as atividades diárias, este pode ser um sinal para procurar um profissional de saúde mental. Cuide-se e cuide dos seus. Observe seus comportamentos e, se tiver alterações de sono, extrema redução de produtividade ou não conseguir trabalhar, sentir pânico, estresse, e muita angústia, busque ajuda”, aconselha Aline.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Revista Glamour.
Foto destacada: Vlada Karpovich/Pexels

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago