A psicóloga Rozângela Alves Justino, que foi alvo de denúncias por oferecer terapia para que gays e lésbicas deixassem de ser homossexuais, teve seu registro profissional cassado pelo Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP-DF), o que a impede de exercer a profissão. A informação foi divulgada pelo CRP-DF na quinta-feira (17).
O documento que difine a cassação do registro profissional de Rozângela diz que ela infringiu o código de ética da profissão. Em um dos termos violados, está o que diz que é vedado ao psicólogo “induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais”.
A psicóloga já tinha sofrido um punição do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no ano de 2009, também devido ao tratamento de “cura gay” oferecido por ela. À época, lhe foi imputada uma “censura pública” por ter violado uma resolução da profissão que diz que “homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.
Cura gay
Em 2019, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), optou pela suspensão de uma decisão da Justiça Federal de Brasília que permitia a prática da “cura gay” no Brasil. A ação da ministra foi uma resposta a um pedido do Conselho Federal de Psicologia, que entrou no Supremo contra decisão do juiz da 14ª Vara Cível em Brasília, que autorizou psicólogos a realizarem terapias do tipo.
Resolução atual do conselho, no entanto, impede que psicólogos colaborem “com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades”.
Em janeiro do ano passado, Cármen Lúcia cassou a decisão da Justiça do DF e determinou o arquivamento do caso.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de g1.
Foto destacada: Reprodução.
Padre Fábio de Melo faz desabafo após polêmica em cafeteria de SC que resultou na…
Francisco Cuoco, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, vive atualmente um período de fragilidade…
Idosos com 60 anos ou mais podem renegociar dívidas com base na Lei do Superendividamento.…
Anvisa proíbe shampoos e cosméticos de marcas populares por falta de registro. Entenda os riscos…
Elenco poderoso e roteiro baseado em fatos reais: conheça o filme que revela como duas…
Linha de produtos foi retirada do mercado por não cumprir exigências sanitárias; empresa ainda não…