Nos dias de hoje, as redes sociais têm se tornado uma poderosa ferramenta para a disseminação de conhecimento e apoio psicológico. Erin Leonard, psicoterapeuta com 20 anos de experiência, utiliza sua conta no TikTok para abordar temas cruciais sobre relacionamentos e parentalidade. Entre os tópicos mais discutidos em seu canal, o narcisismo se destaca. Leonard esclarece como identificar as três frases mais comuns que uma pessoa narcisista utiliza durante um conflito, revelando as armadilhas emocionais escondidas em palavras aparentemente inofensivas.
À primeira vista, a frase “Sinto muito por você se sentir assim” pode parecer educada e empática. No entanto, Leonard alerta que essa expressão é, na verdade, uma maneira sutil de evitar responsabilidades e colocar a culpa nos sentimentos da outra pessoa. Ao ouvir isso, nossos sentimentos são automaticamente rejeitados, demonstrando pouca ou nenhuma empatia por parte do narcisista. “Eles não entendem, mas também não querem entender e não se importam com a sua perspectiva porque ela é apenas sua”, explica a psicoterapeuta.
Para uma comunicação mais saudável e empática, Leonard sugere alternativas que validam emocionalmente o sentimento do outro. Frases como “Você está com raiva, eu entendo. Não sei bem porquê, mas gostaria de entender” ou “Você está chateado porque me atrasei. Você tem todo o direito de se sentir assim, mas prometo sair de casa mais cedo na próxima vez” demonstram uma tentativa genuína de entender e validar o sentimento alheio, ao invés de rejeitá-lo.
Outra frase comum utilizada por narcisistas é “Você estragou tudo”, uma tentativa de infligir culpa no parceiro. Para evitar ser consumido por essa culpa, Leonard aconselha a manter a perspectiva. “É necessário falar sobre os problemas de relacionamento para manter a confiança e a proximidade. Se você for punido por tentar resolver um problema, pode ser a outra pessoa que não consegue lidar com o conflito”, observa ela.
A terceira frase identificada por Leonard é “Você tem problemas de raiva” ou “Você fica com muita raiva”. Este é um exemplo clássico de desvio e projeção, onde o narcisista tenta transferir a culpa para o outro, desviando a atenção de seus próprios comportamentos. Leonard ressalta que a raiva é uma emoção natural e expressá-la de forma justa não significa ter problemas de raiva. Essa frase é uma forma de manipulação, tentando fazer a pessoa acreditar que está errada por se sentir como se sente.
Reconhecer essas táticas e entender que expressar sentimentos, inclusive a raiva, é uma parte normal e saudável de qualquer relacionamento é crucial. Identificar essas frases e compreender suas implicações pode ajudar as pessoas a se protegerem emocionalmente e a lidar melhor com indivíduos narcisistas, fortalecendo a saúde emocional e os relacionamentos.
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…
A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!
"Qual o problema a pessoa não ter cabelo?", questionou a cantora nas redes sociais.