Uma psicóloga foi condenada a pagar uma indenização de R$ 8 mil por danos morais a seu paciente após revelar para uma terceira pessoa o que havia sido tratado em sessão. A condenação veio de decisão da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal.
De acordo com o autor do processo, ele buscava tratamento em uma clínica de saúde onde seu filho estava sendo atendido por uma fonoaudióloga. O homem alegou que, após uma sessão de terapia, recebido um áudio da profissional due atendia seu filho, abordando um assunto que havia sido discutido apenas entre ele e a psicóloga.
O paciente alegou que essa revelação provocou um retrocesso em seu quadro de saúde mental, levando ao desenvolvimento de sintomas depressivos. Ele também relatou não ter a capacidade emocional necessária para lidar com o fato de outra profissional estar ciente de assuntos tão íntimos de sua vida.
No decorrer do processo, a clínica não apresentou defesa, o que culminou na condenação por danos morais decorrentes da violação do sigilo entre a psicóloga e o paciente. A decisão judicial destacou que a indenização tem o propósito de prevenir a repetição desse tipo de conduta, devendo ser proporcional à gravidade da lesão causada.
Essa decisão judicial representa um marco importante na defesa do sigilo das sessões de terapia. O Código de Ética da Psicologia estabelece que o profissional da área é obrigado a manter a confidencialidade de tudo o que é discutido durante as sessões, com exceção de situações que envolvam risco iminente para o paciente.
Esse caso também destaca a importância de escolher um profissional de confiança, com quem o paciente se sinta confortável para discutir questões íntimas.
O que diz a legislação?
O Código de Ética da Psicologia estipula que o psicólogo deve preservar o sigilo de tudo o que é discutido em sessão, com exceção de situações que envolvam risco iminente de suicídio ou violência.
Além disso, a Lei nº 8.078/90, que estabelece o Código de Defesa do Consumidor, estabelece o direito do consumidor à inviolabilidade da intimidade, vida privada, honra e imagem.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Na Telinha.
Foto de capa: Reprodução.
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…