Por Daiana Rauber
A teoria de Maslow, referente à hierarquia das necessidades, tem como ponto central o desenvolvimento humano, no qual, segundo ele, as pessoas atingem seu potencial gradativamente, por meio de níveis. O ponto mais alto de desenvolvimento é a autorrealização, que pode estar em diferentes posições na pirâmide, mas que é atingida por poucas pessoas. O parâmetro teórico da pirâmide das necessidades está em certo equilíbrio entre o método científico, que não seria descartado, mas com o foco em ser subjetiva e experimental.
Composta por 5 níveis, a pirâmide das necessidades tem 4 níveis de motivação por deficiência (em ordem crescente: necessidades fisiológicas, de segurança, de amor e pertença, de estima) e 1 nível de autorrealização, no topo. O nível das necessidades fisiológicas, diz respeito ao essencial para sobrevivência humana biologicamente. A necessidade de segurança, diz respeito a uma situação segura: sem ameaças, violência, doenças, guerras, catástrofes, neuroses, etc. A necessidade de amor e pertença está relacionada a dar e receber amor, buscar amizades, ser acolhido em um grupo. A necessidade de estima está ligada ao respeito, ao reconhecimento dos outros. Para Maslow, a necessidade de estima deveria estar baseada em verdadeiras capacidades e realizações. E esta necessidade satisfeita geraria a sensação de autoconfiança, força, capacidade.
Conforme as necessidades vão sendo supridas, não necessariamente de forma completa, mas suficientemente de modo peculiar para cada pessoa, é possível passar para o próximo nível na hierarquia. Quando não supridas, as necessidades da base da pirâmide dominam a motivação, como no caso da maioria dos animais que vivem pelo primeiro nível, suprindo suas necessidades fisiológicas. E caso as necessidades dos níveis mais “inferiores” surjam novamente em outro nível, estas preponderam, são consideradas como mais urgentes.
Há ainda, o nível da motivação existencial, de autorrealização. A autorrealização é idiossincrática e neste nível, o que conta não é a motivação por aquilo que falta, mas pela necessidade de realizações, de alcançar o potencial, ser e fazer tudo aquilo do que se é capaz. Estar neste nível, para Maslow, significaria um sinônimo de maior saúde, felicidade e serenidade.

Texto baseado no capítulo “Maslow: Psicologia Humanista e a Hierarquia das necessidades” (Cloninger, S.C. Teorias da Personalidade. São Paulo, Martins Fontes, 1999).

Links da autora:

http://www.psicoleitura.com.br/

http://psicologia.instapage.com/

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

12 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

13 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

2 dias ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

3 dias ago