Os tempos mudaram. As pessoas possuem mais autonomia e podem ir a lugares sem precisar de companhia. Apesar disso, nem todos se sentem bem para ir a um cinema, fazer compras ou mesmo frequentar um restaurante sem a presença de um familiar, amigo ou parceiro amoroso.
Esse sentimento de insegurança- ou até mesmo de inadequação- provavelmente é algo trazido desde a infância quando ter alguém ao lado trazia um sentimento de proteção e pertencimento.
Também precisamos ressaltar que ter pessoas por perto é algo bom e que traz inúmeros e reais benefícios. Entretanto, o que Caem Campos pretende mostrar é que é possível fazer atividades e se divertir sozinho, mesmo sem ter alguém sentado na mesma mesa que você. A solidão não precisa ser limitante.
Caem Campos é um psicoterapeuta que usa suas redes sociais para dar conselhos e tirar dúvidas de seus seguidores. Ele costuma falar muito sobre como relacionar com outras pessoas, lidar com situações adversas, sentimentos, entre outras coisas.
Para ser didático, Caem marcou um “encontro consigo mesmo” e filmou tudo para colocar em sua rede social.
Segundo ele, esse passeio consiste simplesmente em ir a lugares pensados para ir em grupo ou a dois , no caso um restaurante. E, embora pareça simples para alguns, ele garantiu que realmente não é para todos.
“Ir por conta própria para lugares onde todos estão acompanhados é um grande desafio”, disse ele na gravação. “Você vai a um restaurante e sente que as pessoas ao seu redor estão te observando . Talvez se perguntando se você se levantou ou se não tem amigos ” , acrescentou.
No vídeo, Caem narra como é o cenário de ir comer sozinho: a princípio olhava para o celular para ignorar o desconforto. Sair sozinho pode ser um pesadelo para pessoas que se sentem solitárias ou mesmo que nunca tiveram esse hábito.
“Você só quer sair de lá o mais rápido possível, mas quando você para por um momento e se torna presente, você se permite sentir esse desconforto e percebe que nada disso importa mais do que o momento à sua frente”, disse no vídeo. “E sua própria companhia passa a valer tanto quanto qualquer amigo”, completou.
“Você também pode se divertir sem a companhia de ninguém” , é o que Caem conclui na descrição do post , que tem sido assunto de conversa entre os usuários.
“Não tenho ido por medo de desconforto, mas vocês não sabem como eu quero sair sozinha…”, disse uma delas.
Outros confessaram que também o fazem. “Acontece comigo no cinema, sempre me perguntam: ‘Só um?’, e eu ‘sim, só um'” , comentou alguém na publicação.
E você, sente dificuldade para sair sem alguém ao lado?
***
Com informações de Upsocl
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…