Hoje faleceu o ator Pedro Paulo Rangel, conhecido por ter interpretado o personagem Calixto na novela ‘O Cravo e a Rosa’.
Há pouco mais de um mês, entretanto, ele mesmo usou as redes sociais para atualizar os fãs sobre o seu estado de saúde. O ator de 74 anos enfrentava um quadro de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), doença que tirou a sua vida, e estava internado em um hospital do Rio de Janeiro desde o início de novembro.
“Fora do CTI [Centro de Terapia Intensiva], mas ainda sem previsão de alta”, escreveu, na época, Pedro Paulo em uma foto postada no Instagram, em que aparece com uma sonda no nariz.
DPOC é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. O tabagismo é o principal fator de risco para a doença e sua origem é fortemente ligada ao efeito da fumaça de cigarro nos pulmões, havendo relação da quantidade e do tempo de tabagismo com a gravidade da doença. Normalmente seu início é lento, mas pode evoluir de modo mais rápido levando a incapacidade por insuficiência respiratória e óbito. Outros tipos de fumo e a exposição passiva também contribuem para causar e piorar a doença. A poluição ambiental, a queima de biomassa como as queimadas de lavouras e uso de lenha para cozinhar, como o fogão a lenha, entram também neste grupo.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que até 2030 a previsão é que a condição se torne a terceira causa de óbitos no mundo. Já no Brasil, é a quarta causa de mortalidade: estima-se que 40 mil brasileiros faleçam todos os anos em decorrência de complicações da doença.
Confira, a seguir, quais são os principais sintomas da doença:
- tosse frequente com ou sem catarro;
- falta de ar;
- respiração ofegante;
- aperto ou chiado no peito;
- cansaço;
- infecções respiratórias frequentes;
- demorar mais tempo para expirar do que inalar.
Esses sintomas afetam muito o dia a dia de quem sofre com DPOC. Mas, infelizmente, ela ainda é bastante desconhecida, até mesmo por quem tem o problema.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do UOL Viva Bem e Biblioteca Virtual em Saúde.
Capa: Reprodução/Instagram.