Crianças que são embaladas no colo durante a primeira infância se tornam adultos mais empáticos, saudáveis, produtivos e gentis, além de menos deprimidos. Pelo menos isso é o que concluiu uma nova pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame. A pesquisa comprovou o que muitos pais erroneamente temiam: que é impossível “estragar” seus filhos com afagos e que deixá-los chorar pode, na verdade, piorar o seu desenvolvimento.
Colinho e afago auxiliam no crescimento
Segundo a professora Darcia Narvaez, do Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame, quanto mais cedo as crianças recebem esse conforto com carinho, melhor. “O que os pais fazem naqueles primeiros meses e anos afeta realmente a forma como o cérebro do bebê vai crescer o resto das suas vidas, então, muito colo, toque e embalo, é tudo que os bebês precisam”, disse Narvaez.
A pesquisa constatou que, juntamente com carinho, uma infância positiva com muita afeição e tempo de qualidade também determina adultos mais saudáveis e com melhores habilidades de enfrentamento. As descobertas de Narvaez sugerem que demonstrar amor e afeição a um bebê choroso e angustiado é importante para seu desenvolvimento crítico, porque estabelece as bases de um relacionamento forte.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Vix.
Fotos: Divulgação/Twitter.
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?