Crianças que são embaladas no colo durante a primeira infância se tornam adultos mais empáticos, saudáveis, produtivos e gentis, além de menos deprimidos. Pelo menos isso é o que concluiu uma nova pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame. A pesquisa comprovou o que muitos pais erroneamente temiam: que é impossível “estragar” seus filhos com afagos e que deixá-los chorar pode, na verdade, piorar o seu desenvolvimento.
Colinho e afago auxiliam no crescimento
Segundo a professora Darcia Narvaez, do Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame, quanto mais cedo as crianças recebem esse conforto com carinho, melhor. “O que os pais fazem naqueles primeiros meses e anos afeta realmente a forma como o cérebro do bebê vai crescer o resto das suas vidas, então, muito colo, toque e embalo, é tudo que os bebês precisam”, disse Narvaez.
A pesquisa constatou que, juntamente com carinho, uma infância positiva com muita afeição e tempo de qualidade também determina adultos mais saudáveis e com melhores habilidades de enfrentamento. As descobertas de Narvaez sugerem que demonstrar amor e afeição a um bebê choroso e angustiado é importante para seu desenvolvimento crítico, porque estabelece as bases de um relacionamento forte.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Vix.
Fotos: Divulgação/Twitter.
Ivete Sangalo viaja sem os filhos e levanta debate: é saudável o casal tirar um…
Entenda como diferentes tipos de cumprimento revelam aspectos da sua personalidade e afetam suas conexões…
Carey Mulligan, atriz três vezes indicada ao Oscar, estrela este drama policial de apenas quatro…
Estudos apontam que certos tipos sanguíneos podem influenciar no ritmo do envelhecimento e nos riscos…
Grupos abrem portas para golpes e tentativas de phishing. Felizmente, o próprio WhatsApp oferece recursos…
Confira esse exercício excelente para os fãs de ilusão de ótica