As mais antigas cuidadoras são nossas mães, avós e tias que desde o início da civilização cuidaram de sua família, que ainda hoje cumprem tal função com carinho, responsabilidade, sobrecarga e sem salários.

Mas a sociedade atual com seus arranjos sociais, familiares e de sobrevivência, os cuidadores passam ser os profissionais preparados, a partir dos fins estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, que zelam pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer das pessoas assistidas.

Cuidado representa conhecimento, atenção, cautela, dedicação, carinho e obrigações. É dar aos outros, em forma de serviços, os frutos de seus talentos, preparos e escolhas. Assim cuidar é perceber as outras pessoas como elas são, e como se mostram, nos gestos, falas, dores e limitações.

Os cuidadores são seres humanos com essas qualidades, expressas pelos traços de solidariedade e de doação. São os enfermeiros, médicos, assistentes sociais, padres, pastores, psicólogos, terapeutas, professores, cuidadores de idosos e de crianças, entre outros profissionais.

Porém, é irrefutável que o cuidar pode levar os cuidadores ao adoecimento. Sobretudo se o cuidado constitui, como deve ser, não um ato voluntário, mas uma atitude profissional e constante. Por isso, as condições precárias de trabalho e o estresse são fatores que auxiliam no sofrimento mental e físico dos cuidadores, prejudicando a vida pessoal ou até a qualidade de cuidado prestado por esses trabalhadores.

As pesquisas revelam o sofrimento dos cuidadores, alguns relatam que se sentem aflitos com os problemas das pessoas que são cuidadas e ainda tem a decepção com as famílias dos assistidos por não cooperarem com o tratamento. E as causas mais graves são os baixos salários, a dupla jornada de trabalho e a ausência de reconhecimento do Estado das atividades dos cuidadores.

Os cuidadores diante dessa situação podem vivenciar sentimentos, tais como: raiva, culpa, medo, angústia, confusão, cansaço, tristeza, nervosismo, irritação, choro, medo da morte e da invalidez. Para superar tanta aflição os cuidadores precisam de apoio laboral, emocional e familiar no sentido de oferecer melhores condições de trabalho e qualidade de vida a esses profissionais.

A Síndrome de Burnout é a que mais atinge os cuidadores, pois é esse conjunto de tensões emocionais e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes. O próprio conceito “burnout” explica que esse desgaste prejudica as características físicas e psicológicos dos profissionais. Então, traduzindo do inglês, “burn” quer dizer “queima” e “out” significa “exterior.

Para preservar o seu bem-estar os cuidadores necessitam buscar modos de melhorar sua qualidade de vida, a partir da compreensão de suas emoções, como um processo de crescimento psíquico e espiritual, que permitirá aos cuidadores ter mais tempo livre para se cuidar, se distrair e recuperar as energias gastas no ato de cuidar dos outros. Ou como disse o santo cuidador, São Francisco de Assis: “Tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam”.

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

23 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

24 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago