SAÚDE MENTAL

Quem são e como se comportam os pedófilos

Por Paula Beck Andrade

Ao contrario do que muitas pessoas pensam, os pedófilos nem sempre cometem crimes, abusam e/ou maltratam crianças. Muitas vezes eles reprimem esse desejo e se casam, tem filhos, enteados, trabalham próximos a crianças e não fazem mal nenhum a elas. Na maioria das vezes a transformação do pedofilo em molestador ocorre quando ele é exposto a um estresse com pressões psíquicas.

Esse tipo de crime é premeditado, o autor o planeja um tempo antes de acontecer, e acredita que a criança sente atração por ele, como o morador de Simão Dias, Zé de Cuté afirmou em seu depoimento “que era seduzido pelas crianças”.

São divididos em dois tipos:

Tipo 01 – PEDÓFILO ABUSADOR

Tem tendência a ser uma pessoa solitária com dificuldades sociais, age somente acariciando as vitimas, o que dificulta a notificação do abuso pelos pais ou pessoas próximas à criança, gosta de assistir filmes infantis e sempre os tem guardados.

Tipo 02 – PEDÓFILO MOLESTADOR

Tem comportamento invasivo e violento, dividido em dois grupos:

  • Molestador Situacional (pseudopedófilo):

São aqueles que nem sempre veem o sexo como satisfatório, quando passam por uma situação difícil escolhem uma criança para acariciar e satisfazer sua excitação e desejo. Existem três perfis para molestadores situacionais: o regredido (aquele que regride a estágios anteriores de desenvolvimento e fica fragilizado, atacando outras pessoas que já estejam fragilizadas, como crianças, idosos e deficientes físicos ou mentais, costuma buscar suas vitimas na internet onde há mais facilidade de contato), o inescrupuloso (individuo que mente e não vê motivo para não molestar a vitima, só pensa em satisfazer seu desejo sexual e não vê problemas em envolver filhos ou enteados em seus abusos, cometendo incesto sem culpa) e o inadequado (sofre transtorno mental e não distingue o certo do errado, não é agressivo e raramente consuma o ato sexual).

  • Molestador Preferencial:

Só fica satisfeito se a vitima for uma criança, normalmente tem uma vida econômica boa e é muito violento, levando em alguns casos, até ao homicídio. Pode ser sedutor (corteja, presenteia e seduz seu alvo, não machuca a criança e se aproxima dela lentamente antes de abusar), sádico (a satisfação está em ver o sofrimento da criança, usando muita violência, costumam ser antissociais e mudar muito de endereço) ou introvertido (escolhe crianças pequenas por não tem lábia para convencer os maiores, aqueles que entendem o que está acontecendo, mas só costumam concretizar a relação sexual usando da prostituição infantil).

O termo psicopatia é muito usado neste ambiente por que trata-se de insensibilidade afetiva e elevado comportamento antissocial. O que defini a psicopatia no molestador ou pedófilo é a violência e crueldade com a vitima, não se importando com o sofrimento dela, sendo o prazer dele adquirido pela violência (que chega a levar ao assassinato e mutilação) e não pelo ato sexual em si.

 Nota: A Conti outra agradece à autora pelo envio do material e autorização da publicação

Texto original no contioutra.com

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago