O silêncio não é fácil. Chegamos a um ponto em nossa sociedade moderna, em que a quietude e a tranquilidade são vistas como práticas que precisam ser evitadas. Vivemos no mundo do barulho, da correria desenfreada, das pessoas agitadas e com os “nervos à flor da pele”. O excesso de informações, ruídos e sons humanos invadem a vida. Assim, mais do que nunca, vamos nos distanciando de nós mesmos, e perdendo a condição de mantermos livre o espaço necessário para a contemplação, para a meditação e reflexão.

Muitas pessoas fogem do silêncio porque não suportam a falta de ruídos, e as pausas. Não sabem estar sem ter o que fazer, e também não toleram a ausência de pessoas. Muitas não aguentam mais que o minuto regulamentar para homenagens fúnebres e logo ficam inquietas, impacientes, e precisam cantar, falar, ligar a TV, ou colocar os fones do iPod nos ouvidos. Muitos casais sentem-se desajeitados e não conseguem passar um tempo juntos num silêncio cúmplice e amoroso. Nessa sociedade ensurdecedora o silêncio incomoda, enlouquece e oprime.

O silêncio geralmente é visto como algo negativo, como mera ausência de som. Mas o silêncio, ou, os silêncios, podem variar em quantidade e qualidade, podem ser espontâneos ou estratégicos, voluntários ou forçados, quentes ou “frios como uma pedra”, normais ou patológicos. O fato é que o silêncio é também positivo e necessário, e um sábio mestre. É importante aprender a ouvir o silêncio, embora muitas vezes é difícil interpretá-lo. O silêncio é uma forma de comunicação que pode e deve ser aprendida.

Na música, o próprio silêncio tem ritmo, e são tão importantes quanto o som. As pausas são as figuras que representam os momentos de silêncio na música, e o músico conta estes silêncios com o mesmo valor que têm as notas que produzem o som. Toda música tem sua pausa, e nós também precisamos de pausas. A vida necessita do silêncio da pausa.

O silêncio é psicoterápico. É importante que paremos por alguns instantes da correria estressante para estarmos tranquilos e quietos, e ouvirmos apenas a nossa voz interior despertando sentimentos, harmonizando desejos, abrindo perspectivas, favorecendo o equilibrio emocional e afetivo, e o autoconhecimento. É a solidão necessária.

O silêncio pode parecer um vazio terrível, uma assustadora escuridão. Esse vazio só é preenchido com a consciência de si mesmo. É em silêncio que podemos fazer incríveis mergulhos para dentro de nós mesmos, e nos possibilitarmos então, para incríveis viagens para fora de nós.

(Psicóloga Eliana Bess d’Alcantara)

Eliana Bess d'Alcantara

Psicóloga clínica, CRP 05/33535, especialista em Psicologia Fenomenológica Existencial. Trabalha também num CRAS - Centro de Referência da Assistência Social - que é uma unidade pública que integra os serviços do SUAS – Sistema Único de Assistência Social – cuja finalidade é organizar, coordenar e executar os serviços de proteção social básica da política de assistência. Gosta muito de música, poesia, literatura, e psicologia.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago