Quero me atrever a fazer loucuras, a me desfazer de tudo o que tanto me fez mal. Quero começar a viver sem medo. Desejo começar outra vez, arriscando-me, pisando meus medos enquanto aprendo com meus erros.
Muitas pessoas vivem toda a sua vida com um medo terrível de fazer diversas coisas. Isso lhes causa muita ansiedade e frustração. É como se tivessem um enorme peso sobre elas que as impede de caminhar para a frente.
Quem não tem alguma experiência que gostaria de poder esquecer? Infelizmente, algumas nos marcam tanto que é muito difícil nos desprender delas. Tornam-se, então, uma bagagem muito pesada que arrastamos. Isso acontece quando não somos capazes de superar o ocorrido. Encontramo-nos presos ao passado. Toda situação que seja semelhante a essa terrível experiência nos provocará uma reação de fuga.
Como posso arrancar essas ervas daninhas da alma? Como conseguir, de novo, seguir em frente sem que o presente se encontre influenciado pelo passado?
Alguns de nossos maiores medos não provêm de circunstâncias passadas, mas do futuro impossível de prever que nos espera daqui para a frente. Há pessoas que não deixam de supor o que que pode acontecer se disserem isso ou aquilo, se agirem de certa maneira, se tomarem certa decisão…
Todas essas suposições interrompem a vida e evitam que você se arrisque a realizar o que tanto deseja. Por exemplo, você pensa que quer montar uma empresa por sua conta. Você tem tudo a seu favor. Basta apenas colocar-se em movimento para que tudo comece a se mover.
O que está esperando?
Os “e se…” aparecem e tudo colapsa. E se tudo der errado? Possuo as aptidões necessárias para que isso dê certo? E se eu levar a empresa à ruína? Tudo isso está evitando que você faça o que quer agora. As coisas podem dar certo ou errado. No entanto, se você ficar parado, nunca saberá.
A maioria dos nossos temores surge por causa de nossa autoestima. Quanto mais baixa, mais forte será nosso medo. Por isso, é muito importante confiar em nós mesmos, não ter medo de errar, de tropeçar e de fracassar. Nem sempre as coisas dão certo, mas o importante é se arriscar.
Nossas dúvidas e nossos maus pensamentos são apenas recursos que nos põem à prova. Porque é normal ter medo diante do novo. Também é comum sentir medo do que já experimentamos uma vez. No entanto, caia e se levante, tropeça e volte a caminhar. Se você ama uma pessoa, não a deixe ir porque no passado você se machucou e deixou de acreditar nos outros.
Por que não voltar a trabalhar naquele projeto tão promissor? O fato de que anteriormente ele tenha sido um desastre não significa que você não possa voltar a tentar. Talvez, desta vez, tudo saia bem. Ter medo é normal, assim, se você quer fazer algo e está com medo, faça da mesma forma. Não permita que essa sensação de angústia, que pode ter diversas origens, bloqueie você.
Em suas mãos está a chance de deixar tudo para trás e começar a viver sem medo.
Imagem de capa: Shutterstock/Images by Lisa
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?