COMPORTAMENTO

Reciprocidade, mais do que receber de volta, é receber o que merecemos

Muito se diz, hoje em dia, sobra a necessidade de mantermos junto a nós quem corresponde, quem devolve o que damos, o que lançamos, o que somos. Quem entende e pratica a reciprocidade. Mais do que isso, no entanto, é necessário que tenhamos clareza quanto àquilo tudo que queremos e merecemos receber, ou poderemos ficar do lado errado da balança.

Se o que nos dispusermos a ofertar for amor de verdade, transparência, carinho, sorrisos e inteireza, nada do que andar na contramão de nossa doação afetiva poderá ser aceito de volta. Não podemos nos contentar com retornos frios, vazios, dissimulados, sem verdade, sem vontade, sem prazer. Nada do que não for correspondido carregará carga de sentimentos afetivos que nos bastem, que nos sosseguem os sentimentos.

Muitas pessoas acham que mandar um simples oi pelo celular, trabalhar e vir para casa, dormir na mesma cama e prover o lar economicamente são comportamentos suficientes para manter vivo um relacionamento a dois. Apegam-se às aparências e às necessidades tão somente materiais, esquecendo-se de que somos muito mais do que isso tudo. Temos um mundo a ser preenchido também dentro de cada um de nós.

E, caso aceitemos com resignação silenciosa as esmolas alheias, passando por cima das carências sentimentais que abriga a nossa essência, estaremos fugindo cada vez mais às reais possibilidades de podermos nos sentir completos, felizes e realizados. Estaremos cada vez mais vazios de sonhos e de esperanças, de amor e de essência humana, pois teremos, a pouco e pouco, desistido de lutar pela completude que caracteriza o estar junto, com ida, volta, reviravoltas, lá e cá, dentro e fora.

Ninguém, mais do que nós mesmos, sabe com precisão o que somos, o que queremos, quais são as nossas necessidades, nossos sonhos, nossas escuridões. Certamente, não conseguimos nos enganar, mesmo que queiramos, tampouco poderemos nos sentir confortáveis tentando nos conformar com uma vida em que tudo sai da gente, mas nada nos chega inteiro, nada nos retorna completo, nem ninguém nos devolve verdades.

Não desistamos, pois, de nos entregar de forma total, por conta dos ecos vazios que tentarão nos empurrar de volta. Continuemos firmes em nossas verdades, para que repousemos nossa essência junto a quem há de nos receber com o abraço apertado de uma alma iluminada, mesmo que demore, pois é isso, nada menos do que isso, o que merecemos.

*O título deste artigo baseia-se em citação de Mayckon San.

Imagem de Pexels por Pixabay

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Recent Posts

Filme que ganhou mais de 50 prêmios e foi sucesso absoluto de bilheteria está na Netflix

Não gaste tempo procurando o que assistir hoje à noite, só aceite a nossa dica…

2 dias ago

Mulher deixa bilhete desesperado em guardanapo antes de falecer em hospital

A morte de Evelyn Daiana Carrera, de 35 anos, desencadeou uma onda de indignação na…

2 dias ago

Você não vai conseguir tirar os olhos da tela depois de dar o play nesta série da Netflix

Uma série que mistura romance, drama e suspense policial em uma trama envolvente.

3 dias ago

Gracyanne vai aos prantos durante Prova do Líder e revela trauma

A musa fitness Gracyanne Barbosa emocionou os espectadores do BBB25 ao revelar um trauma de…

3 dias ago

Menina de 8 anos com diabetes falece após os pais optarem por “rezar por ela” em vez de administrar insulina

Segundo o The New York Times, Elizabeth ficou seis dias sem receber insulina antes de…

4 dias ago

Mãe recebe enxurrada de críticas por remover com laser a marca de nascença de seu bebê

Uma mãe se viu no centro de uma grande polêmica após decidir submeter seu filho…

4 dias ago