Por Gisele Sodre Fernandes Vieira da Cunha
Desde os anos 90, o número de pessoas conectadas a internet tem aumentado. Cada vez mais passamos a construir a percepção da realidade pelos olhos digitais. Muitos aspectos somam-se as mudanças no comportamento humano desde sua percepção da realidade até o modo de interagir no ambiente.
Mas de qual realidade falamos?
Filósofos que defendem o materialismo propõe que o real depende da materialidade em contrapartida, UMA OUTRA CORRENTE DE filósofos IDEALISTAS defendem que a realidade não é essencialmente matéria.
A realidade pode ser captada pela percepção, como interpretamos a realidade irá influenciar no nosso jeito de pensar e agir, isso a internet tem feito nas relações humanas.
O que implica estar conectado o tempo todo?
Já ouviu alguém falar como o tempo está passando depressa? Isso mesmo o autor Pierre Levy denomina de (..) “realidade ampliada, nosso ambiente físico natural é coalhado de sensores, câmeras, projetores de vídeo, módulos inteligentes, que se comunicam e estão interconectados a nosso serviço. Não estamos nos relacionando mais com um computador por meio de uma interface, e sim executamos diversas tarefas em um ambiente ‘natural ‘(..) p. 38.
A velocidade das coisas se dão de forma que não temos tempo para nos adaptar, a impressão é que tudo passa muito depressa. São muitos estímulos, informações, o fenômeno da globalização, a expansão que aconteceu de forma abrupta.
Zygmunt Bauman traz conceitos chave sobre o tema quando denomina a era pós moderna como liquida. No conceito de liquidez tudo se transforma de forma muito rápida e imprevisível. O autor destaca em sua obra Amor Liquido – sobre a fragilidade dos laços humanos conseqüências nas relações amorosas. As relações virtuais SE CONFIGURAM DE FORMA INTENSA E RÁPIDA SEM FORMALIDADES ONDE TUDO SE INICIA E TERMINA COM UM CLICK. SENTIMENTOS como insegurança, conflitos, banalização das emoções, egocentrismo, entre outros aspectos.
Assim a internet oferece um leque de possibilidades, onde tudo pode acontecer. É comum casais buscarem a ferramenta virtual para trair seus parceiros. Neto & cols (2009) apontam que a internet exerce uma influencia na vida dos casais em vários aspectos. Um deles é a traição virtual, não há garantia que o virtual não passara a ser real. A questão do sigilo na traição virtual tem elevado o numero de cada vez mais adeptos.
Resumidamente, viver sem rede digital torna-se impossível visto que está impressa em nossa realidade. Mas, a forma como a utilizamos faz toda a diferença. Quando os aplicativos, por exemplo são a única forma de contato com o outro isso se torna um problema. A dificuldade de olhar nos olhos, reconhecer empaticamente os sentimentos do outro, também é nocivo. Perceber o mundo pelas telas virtuais e ignorar o que acontece ao seu lado é humanamente impossível conviver. Ignorar a presença de alguém vai alem da falta de educação passa a ser a desconsideração do real, pois deixar de responder um whatsapp é mais ofensivo do que não responder ao outro que está ao seu lado.
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?