1Não IA

Romance virtual termina em 8 meses de sequestro em outro país

Desde o início da internet plataformas e redes sociais propiciaram o “encontro” de pessoas que, na vida real, talvez nunca se conhecessem. Entretanto, se por um lado essa ferramenta abriu um infinito de possibilidades, ela também nos deixou vulneráveis frente a pessoas que têm um discurso inicial, mas, na prática, não são o que dizem ser.

Pessoas mal intencionadas podem ser muito convincentes, principalmente quando quem está do outro da tela, não tem como rapidamente saber se tudo o que é dito é verdade. A internet permite a maquiagem perfeita.  Somando- se a isso, a paixão também nos prega peças, pois, na web, tendemos a fantasiar relacionamentos antes de começa-los. A própria Netflix, recentemente, publicou o documentário O Golpista do Tinder, que contava a história de três mulheres que foram vítimas de um profissional nesse tipo de sedução.

Isso foi o que aconteceu com a escritora inglesa Ruth Tunnicliffe, de 61 anos, que em 2010, e após um divórcio, começou a receber “recados” de um admirador chamado Petter McMahon. Peter usava o Facebook para enviar dezenas de mensagens, fazia promessas, parecia simpático e agradável.

Após muita insistência, ela, já envolvida, aceitou visitar Peter em Nashville, nos Estados Unidos em fevereiro de 2011. Encontraram-se no aeroporto, e os primeiros dias foram como ela havia sonhado. Peter parecia ser querido na cidade, cumprimentava muitas pessoas e usava seu charme para conseguir o que queria. Nessas situações, ele já apresentava Ruth como sua noiva enquanto a convencia a abrir um negócio com ele para que pudessem ficar juntos.

Os sinais de que havia algo errado, entretanto, começaram a aparecer quando, após viajarem a várias partes dos Estados Unidos, Peter nunca a levou a sua própria casa. Em seguida, o passaporte de Ruth simplesmente “desapareceu”, o que dificultava a sua saída do pais.

A paixão realmente dificulta o senso crítico da pessoa, e, por ainda estar vivendo uma “lua de mel”, Ruth não tomou providências imediatas. Divertiram-se durante alguns meses com o dinheiro de Ruth até que a renda se esgotou. Nesse momento, Peter já não era mais o “príncipe encantado” e tinha diversos episódios de violência. Aí a situação ficou mais identificável como um caso de sequestro e cárcere, pois, além do desaparecimento do passaporte, Ruth era violentamente atacada se fizesse perguntas.

Especialista em dependência afetiva explicam que, ao contrário do que o leigo pode pensar, a pessoa que sofre esse tipo de violência, desenvolve um grau de dependência e medo que a impedem de reagir de maneira apropriada. A pessoa sente-se acuada, sem autoestima, sem saídas. Ela deixa de ser quem ela era.

O relacionamento, já sem dinheiro, evoluiu para subempregos e noites dormidas no carro.

Certo dia, Ruth encontrou seu passaporte e começou a imaginar possibilidades de finalmente fugir. Ela conta que parou o carro perto do bar onde ambos trabalhavam, e disse que tinha esquecido algo lá. Nesse momento, ela foi até o carro, pegou uma caixa com seus pertences mais importantes que já tinha separado, e correu até um posto de polícia mais próximo.

Peter ainda tentou encontra-la, mas ela Ruth foi forte e não voltou atrás. Com ela ficou um grande trauma, mais R$200 mil em dívidas e a consciência de que foi enganada em um momento em que se encontrava vulnerável e carente. É muito mais fácil compreender isso depois que o tempo passa, mas os predadores sabem reconhecer suas vítimas e identificar as brechas em que elas podem ser “capturadas”.

Ruth hoje está bem, é casada e escreveu uma trilogia de livros sobre sua história chamada “To love, honor & betray” e ajuda a conscientizar pessoas sobre como é menos difícil do que parece se tornar rapidamente uma vítima.

Peter tem paradeiro desconhecido.

***

Imagens:  reprodução

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

23 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

1 dia ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

2 dias ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

2 dias ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

3 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

3 dias ago