O Face Taping tomou seu lugar nas redes sociais. Os tutoriais se multiplicam, principalmente no TikTok, explicando uma técnica que, em tese, ajudaria a reduzir as rugas. E, na pior das hipóteses, serviria pelo menos para escondê-las no caso de ter que comparecer a um evento.
Não é um método novo, mas recuperou força. Em apresentações teatrais e performáticas é usado regularmente. Alguns médicos indicam para reabilitação de paralisia facial. Aqui a novidade e a novidade é que ele é promovido como um lifting domiciliar, não invasivo e eficaz.
O conceito refere-se a uma técnica estética que envolve o uso de fita adesiva no rosto, com o objetivo de proporcionar efeito tensor. Na aplicação do face taping, a pele fica temporariamente esticada, conferindo ao rosto uma aparência mais firme.
Assim, pode ser usado sob a maquiagem para esconder rugas. Embora a proposta a médio prazo seja usar as fitas regularmente, para que a pele apresente menos envelhecimento ou, pelo menos, as linhas de expressão sejam atenuadas.
Embora a técnica possa ser realizada a qualquer hora do dia, para obter um efeito duradouro, prefere-se o período noturno, colocando as fitas antes de dormir. Em teoria, isso reduz os movimentos noturnos na cama que causam mais rugas.
Os pedaços de fita são colocados, prioritariamente, na testa e nas bochechas. O material adesivo utilizado varia dependendo de quem divulga a técnica. Às vezes, é usada fita comum, mas também são usadas fitas médicas ou de fisioterapia.
Empresas especializadas no setor da beleza desenvolveram produtos concebidos para este fim que podem ser adquiridos on-line ou em farmácias.
A primeira coisa a considerar é que a formação de rugas no rosto responde a um processo multifatorial que afeta proteínas e células. Portanto, uma abordagem antienvelhecimento da pele deve considerar todos estes fatores que influenciam o aparecimento das linhas de expressão:
Assim, o face taping poderia esticar a pele para compensar a perda de gordura e a deterioração do colágeno e da elastina, mas não restauraria seu tom a longo prazo. Ou seja, alguns benefícios seriam temporários, mas não se pode dizer que o envelhecimento da pele foi interrompido.
Se considerarmos que estamos perante uma alternativa temporária e que não depositaremos grandes expectativas nela, talvez possamos beneficiar de alguma forma. Em combinação com muitos outros cuidados, manter os músculos no lugar durante mais tempo teria o potencial de estimular a rigidez da pele.
Acima de tudo, aplica-se à noite. Ao utilizar as fitas no rosto em conjunto com a posição de dormir de costas, evitaríamos o efeito noturno da gravidade que promove a formação de rugas, conforme explicado em publicação no Aesthetic Surgery Journal .
E se optarmos por uma maquilhagem pesada para esconder os utensílios colocados no rosto, pode ser útil para um evento ou sessão fotográfica que tenhamos agendado. Claro, deve-se considerar que essa maquiagem deve ser feita com perfeição, para que as fitas não fiquem óbvias e fiquem escondidas.
A segurança do face taping, em geral, é aceitável. Isso significa que não haverá grandes problemas se você ocasionalmente colocar algum adesivo no rosto.
No entanto, há considerações a ter em conta, uma vez que certas pessoas podem experimentar alguns dos seguintes efeitos adversos:
Você já sabe que o face taping lhe trará algum benefício momentâneo, mas nada mais. Se você está se perguntando o que pode implementar para realmente retardar o envelhecimento da pele, a longo prazo, saiba que as técnicas mais eficazes são as mais invasivas e as mais caras.
Por um lado, temos procedimentos cosméticos minimamente invasivos. Entre elas, a injeção de Botox é a estrela. A toxina botulínica atinge efeitos perceptíveis com uma duração aceitável das alterações.
Os preenchimentos dérmicos com ácido hialurônico também trazem benefícios, assim como o peeling químico. Embora, como já mencionamos, não sejam técnicas caseiras e exijam um investimento significativo.
Em qualquer caso, continuam a ser alternativas à cirurgia de rejuvenescimento ou facelift. E, de fato, também são menos invasivos do que colocar fios tensores no rosto.
Por sua vez, o uso de produtos antienvelhecimento superficiais é outra opção menos dispendiosa e não invasiva, com alguns efeitos perceptíveis nas rugas. Você pode optar por produtos com retinoides, ácido hialurônico ou hidroxiácidos em cremes, séruns, loções ou emulsões.
Antes de colocar fita adesiva no rosto, você deve saber que o face taping é uma técnica com efeitos sutis e temporários. Mesmo o uso prolongado não é realista e, em alguns casos, pode causar mais danos do que benefícios. Você pode considerá-lo para uso ocasional, nos dias que antecedem um evento importante, por exemplo, mas não como uma solução de longo prazo.
Se ainda quiser experimentar, tome medidas básicas de precaução: use fitas hipoalergênicas, não aplique muita pressão e remova-as com cuidado. Se descobrir irritação após o uso, não continue com a técnica.
Para maior eficácia a longo prazo, modifique seus hábitos de vida. Cuide da exposição solear, hidrate-se, não fume nem beba bebidas alcoólicas. E em caso de dúvida consulte um dermatologista para orientar sobre o melhor método para sua pele.
Com informações de MELHOR COM SAÚDE
Especialista explica por que as tatuagens vão além de moda ou estética
Nova tecnologia recomendada pela OMS é mais eficaz e detecta o vírus com até 10…
Quando rir vira defesa: estudo revela por que expressamos emoções “fora de hora” e o…
Ivete Sangalo viaja sem os filhos e levanta debate: é saudável o casal tirar um…
Entenda como diferentes tipos de cumprimento revelam aspectos da sua personalidade e afetam suas conexões…
Carey Mulligan, atriz três vezes indicada ao Oscar, estrela este drama policial de apenas quatro…