A idade e a nossa concepção dela – quer nos sintamos mais velhos ou mais jovens – influenciam a forma como pensamos e agimos, bem como a forma como nos vemos. Diante disso, a midorexia apresenta-se como um problema segundo o qual algumas pessoas sofrem uma crise de autoestima que as leva a tentar preservar a juventude.
Segundo Daniela Carrasco, professora da Universidade Diego Portales, a midorexia não surge isoladamente, mas em um contexto que a incentiva . Assim, provavelmente devido aos preconceitos da sociedade ocidental, esse transtorno atinge mais (ou de forma mais marcante) mulheres entre 40 e 50 anos que tentam viver uma segunda juventude, olhando para trás, para sua aparência física.
A midorexia faz com que a pessoa tente preservar sua juventude o máximo possível. Essa atitude significa que, em muitos casos, as mudanças que você tenta implementar em sua vida vão além da sua aparência física .
Assim, estas pessoas podem dedicar-se a fazer planos associados aos mais jovens, como o tipo de bares e restaurantes que frequentam, a forma como se relacionam com os amigos ou a organização de uma viagem com muitas atividades ou improvisação.
Embora a midorexia possa parecer negativa a princípio, como uma condição de uma pessoa que não aceita sua própria idade e reluta em envelhecer , ela também tem alguns efeitos colaterais mais lisonjeiros.
Neste sentido, midorexia pode fazer a pessoa viver uma segunda juventude, ao não deixar que a idade sirva de desculpa para deixar de aproveitar o dia a dia. Portanto, lutar para seguir um estilo de vida mais jovem pode nos ajudar a evitar ficar presos a um estilo de vida excessivamente estável e talvez enfadonho.
É assim que a midorexia pode nos ajudar a superar algumas barreiras psicológicas associadas à idade, embarcando em experiências que muitas pessoas não ousariam experimentar por se considerarem muito velhas.
Nesse sentido, podemos, por exemplo, desfrutar de viagens a lugares exóticos ou praticar esportes radicais , sem dar importância a termos a “idade certa” para isso.
Por outro lado, outro benefício interessante de cair na midorexia é a possibilidade de fazer amizades entre gerações. Os hábitos de prática típicos dos jovens podem nos ajudar a descobrir as coisas que temos em comum com pessoas que pertencem a outras gerações que não a nossa.
Isso também nos permitirá conhecer melhor essas pessoas, podendo assim compreender melhor os membros mais novos de nossa família, como nossos filhos, sobrinhos e até netos.
Finalmente, existem alguns benefícios interessantes relacionados à midorexia em pessoas mais velhas. Quando uma pessoa mais velha quer se sentir mais jovem, uma prática comum é começar a praticar esportes.
Isso, é claro, pode trazer grandes benefícios para a saúde, já que muitos idosos caem no sedentarismo , o que pode aumentar suas reais limitações físicas, além de torná-los mais vulneráveis a algumas doenças.
Por outro lado, muitos idosos decidem passar por uma transformação digital e integrar novas tecnologias em seu dia a dia. Isso os leva a usar as redes sociais ou a ter a Internet como ferramenta de consulta comum.
Portanto, embora seja importante saber a idade que temos, também é importante saber que, na verdade, a idade tem um ponto de relatividade. Exceto por possíveis limitações que podem ser devido à deterioração física, ter 50 ou 60 anos não deve ser uma barreira para aproveitar nossa vida, independentemente do que diz a nossa data de nascimento.
Além disso, devemos considerar também que a expectativa de vida aumentou consideravelmente nos últimos anos, por isso devemos tentar manter um espírito jovem o máximo possível. A midorexia, portanto, pode nos trazer mais benefícios do que aspectos negativos , permitindo-nos desfrutar das atrações da juventude e evitar as barreiras da idade.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de La Mente Es Maravillosa.
Foto destacada: Divulgação/Sex and The City.
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?