A idade e a nossa concepção dela – quer nos sintamos mais velhos ou mais jovens – influenciam a forma como pensamos e agimos, bem como a forma como nos vemos. Diante disso, a midorexia apresenta-se como um problema segundo o qual algumas pessoas sofrem uma crise de autoestima que as leva a tentar preservar a juventude.
Segundo Daniela Carrasco, professora da Universidade Diego Portales, a midorexia não surge isoladamente, mas em um contexto que a incentiva . Assim, provavelmente devido aos preconceitos da sociedade ocidental, esse transtorno atinge mais (ou de forma mais marcante) mulheres entre 40 e 50 anos que tentam viver uma segunda juventude, olhando para trás, para sua aparência física.
A midorexia faz com que a pessoa tente preservar sua juventude o máximo possível. Essa atitude significa que, em muitos casos, as mudanças que você tenta implementar em sua vida vão além da sua aparência física .
Assim, estas pessoas podem dedicar-se a fazer planos associados aos mais jovens, como o tipo de bares e restaurantes que frequentam, a forma como se relacionam com os amigos ou a organização de uma viagem com muitas atividades ou improvisação.
Embora a midorexia possa parecer negativa a princípio, como uma condição de uma pessoa que não aceita sua própria idade e reluta em envelhecer , ela também tem alguns efeitos colaterais mais lisonjeiros.
Neste sentido, midorexia pode fazer a pessoa viver uma segunda juventude, ao não deixar que a idade sirva de desculpa para deixar de aproveitar o dia a dia. Portanto, lutar para seguir um estilo de vida mais jovem pode nos ajudar a evitar ficar presos a um estilo de vida excessivamente estável e talvez enfadonho.
É assim que a midorexia pode nos ajudar a superar algumas barreiras psicológicas associadas à idade, embarcando em experiências que muitas pessoas não ousariam experimentar por se considerarem muito velhas.
Nesse sentido, podemos, por exemplo, desfrutar de viagens a lugares exóticos ou praticar esportes radicais , sem dar importância a termos a “idade certa” para isso.
Por outro lado, outro benefício interessante de cair na midorexia é a possibilidade de fazer amizades entre gerações. Os hábitos de prática típicos dos jovens podem nos ajudar a descobrir as coisas que temos em comum com pessoas que pertencem a outras gerações que não a nossa.
Isso também nos permitirá conhecer melhor essas pessoas, podendo assim compreender melhor os membros mais novos de nossa família, como nossos filhos, sobrinhos e até netos.
Finalmente, existem alguns benefícios interessantes relacionados à midorexia em pessoas mais velhas. Quando uma pessoa mais velha quer se sentir mais jovem, uma prática comum é começar a praticar esportes.
Isso, é claro, pode trazer grandes benefícios para a saúde, já que muitos idosos caem no sedentarismo , o que pode aumentar suas reais limitações físicas, além de torná-los mais vulneráveis a algumas doenças.
Por outro lado, muitos idosos decidem passar por uma transformação digital e integrar novas tecnologias em seu dia a dia. Isso os leva a usar as redes sociais ou a ter a Internet como ferramenta de consulta comum.
Portanto, embora seja importante saber a idade que temos, também é importante saber que, na verdade, a idade tem um ponto de relatividade. Exceto por possíveis limitações que podem ser devido à deterioração física, ter 50 ou 60 anos não deve ser uma barreira para aproveitar nossa vida, independentemente do que diz a nossa data de nascimento.
Além disso, devemos considerar também que a expectativa de vida aumentou consideravelmente nos últimos anos, por isso devemos tentar manter um espírito jovem o máximo possível. A midorexia, portanto, pode nos trazer mais benefícios do que aspectos negativos , permitindo-nos desfrutar das atrações da juventude e evitar as barreiras da idade.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de La Mente Es Maravillosa.
Foto destacada: Divulgação/Sex and The City.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…