Se você frequentemente sente um medo exagerado, persistente e incontrolável ao se deparar com uma determinada coisa ou situação, é bem possível que você tenha uma fobia, distúrbio psicológico que pode ter origem num trauma do passado ou não ter uma causa aparente.
Entre os sinais de fobia estão: ansiedade, tensão muscular, tremor, palidez, sudorese (transpiração excessiva), taquicardia e pânico. Cabe ressaltar que há vários tipos de fobias que podem ser enfrentadas e tratadas com sessões de psicoterapia ou com o auxílio de medicamentos específicos.
Estas são as fobias mais comuns:
Tripofobia: transtorno das pessoas que têm medo de buracos pequenos. Padrões irregulares de furos, tais como colmeias, formigueiros e sementes de lótus são alguns dos exemplos.
Agorafobia: acontece em contextos nos quais a pessoa acredita que escapar ou ter ajuda possa ser impossível, muito difícil ou embaraçoso, no caso de ocorrer um ataque de pânico ou sintomas incapacitantes ou potencialmente embaraçosos. Pode ocorrer em transportes públicos, espaços abertos, espaços fechados, em pé numa fila ou no meio de uma multidão.
Fobia social: medo exagerado de interagir com outras pessoas, podendo condicionar muito a vida social e levar a estados depressivos.
Claustrofobia: estar em ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico. Voar de avião e até entrar em um elevador é uma tarefa quase impossível.
Aracnofobia: medo exagerado de estar perto de aracnídeos. Não se sabe ao certo quais as causas da aracnofobia, mas acredita-se que poderá ser uma resposta evolutiva, já que as aranhas mais venenosas provocam infecções e doenças.
Coulrofobia: medo irracional de palhaços. A coulrofobia não afeta a vida diária de quem sofre com o problema, uma vez que as personagens não fazem parte do dia-a-dia da maior parte das pessoas.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: Reprodução.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…
Segundo a psicóloga Drª. Alexandra Stratyner, “a infância é um período crucial para o nosso…
Manter o ambiente limpo e uma boa higienização, além de idas regulares ao médico, são…