Conhecido por dar vida a Orlando Gouveia, par romântico de Marê (Camila Queiroz) na novela Amor Perfeito (2023), Diogo Almeida tem se destacado não apenas no universo artístico, mas também em uma área bem diferente: a Psicologia. Além de atuar, o artista dedica uma parte de sua agenda para exercer a profissão de psicólogo, realizando atendimentos tanto em sua clínica quanto em situações emergenciais, como foi o caso das recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
“Procuro manter meus atendimentos como psicólogo. Fiquei uma semana no Rio Grande do Sul realizando atendimento individualizado e em rodas de conversas com famílias atípicas. Fui porque meu coração mandou. Para além do protagonismo que exerci em Amor Perfeito, tenho esse papel”, relata o ator, que teve que pausar a atuação como profissional da saúde durante as gravações da novela.
Após o término das filmagens, Diogo voltou a equilibrar as duas carreiras, atendendo apenas um grupo seleto de pacientes para conseguir conciliar as demandas. “Quando entrei para a novela, tive que fazer uma escolha. Nas primeiras semanas, encaminhei alguns pacientes para profissionais de confiança. Não tinha como gravar de segunda a sábado e atender aos meus pacientes. Agora, no pós-novela, escolhi pouquíssimos pacientes para seguir atendendo. Atendo um dia da semana, no consultório e on-line, no período da manhã e da tarde. Não quero encher minha agenda, pois quero seguir com as duas carreiras.”
Diogo revela que a Psicologia tem um papel fundamental em sua vida, tanto na prática clínica quanto na construção de seus personagens. “Sempre tive admiração pelo cuidar, pela escuta ativa sem julgamento… No segundo período da faculdade de Psicologia, tranquei para tentar Medicina, mas entrei em conflito interno porque a Medicina ia me tomar muito da arte. Voltei para o curso de Psicologia e vi que era onde eu realmente deveria estar. A Psicologia soma muito ao meu trabalho de ator. Uso o meu conhecimento na construção de personagem, assim como uso o que sei como ator para abordar alguns temas na terapia.”
Ver essa foto no Instagram
O ator também expandiu sua atuação como autor e recentemente lançou seu primeiro livro infantojuvenil, Com afeto Kayin – uma fábula além do espectro. Agora, Diogo se prepara para mais um desafio artístico: o filme Missão Porto Seguro, em que contracena com Giovanna Lancellotti. A previsão é que o longa seja lançado no início de 2024.
Aos 40 anos, que completa em dezembro, Diogo faz um balanço positivo de sua trajetória e celebra as conquistas realizadas. “Tem um bom tempo que me planejo. Penso sempre, ‘Daqui a cinco anos quero ter realizado isso e isso’. Graças a Deus, antes dos 40, consegui realizar alguns sonhos, entre eles conhecer Nova York, onde recebi um prêmio por meu trabalho como ator. Tem algumas coisas na minha lista que ainda não consegui realizar antes dos 40, mas estou neste movimento. É muito importante a gente colocar metas na vida. Não deixa a vida te levar, não. Se planeja, saiba aonde você quer chegar e em quem você se inspira”, aconselha.
Com uma carreira sólida nas artes e na saúde mental, Diogo Almeida prova que é possível exercer múltiplas paixões e contribuir de maneiras diversas para a sociedade, seja no palco, na tela ou no consultório.