A paixão é inerente ao ser humano e é um dos elementos que fortalecem os vínculos emocionais entre as pessoas. Mas e quando ela evapora de repente, sem nenhum motivo aparente? Esse é o fenômeno que tem sido chamado nas redes sociais de “saponificação”.
Esse termo, que se originou no Japão, tem ganhando destaque entre os membros da Geração Z e é um dos tópicos mais pesquisados atualmente. Ele deriva do conto de fadas clássico do “Príncipe Sapo”.
A saponização é uma tendência que transforma o que deveria ser um momento único de pura felicidade em uma grande decepção. Muitas vezes, esse comportamento ocorre sem que você perceba.
Imagine que, em um belo dia, você se apaixona profundamente por alguém que parece ser tudo o que sempre desejou. Então, essa pessoa corresponde aos seus sentimentos, o que é um momento de grande felicidade para você. No entanto, de repente, algo surpreendente acontece: ela se torna menos atraente aos seus olhos.
No entanto, ao contrário do sapo que se transforma em um príncipe encantador, nesse caso, a pessoa atraente se transforma em um sapo aos olhos do admirador.
O aspecto mais impactante é que essa transformação não é causada por mudanças na pessoa que está sendo admirada no relacionamento. Em vez disso, é resultado de uma mudança repentina na percepção mental.
Quando o seu interesse amoroso começa a corresponder aos seus sentimentos, o encanto e o mistério desaparecem, assim como a sua atração. Isso pode ser comparado à sensação universalmente conhecida como “ick”, que é uma forma distorcida de repulsa.
Em última análise, a saponização pode nos ensinar lições valiosas sobre a complexidade da atração humana e a importância do autoconhecimento em nossa busca pelo amor.
É importante lembrar que, às vezes, a emoção da conquista pode turvar nosso julgamento. Às vezes pode ser necessário diminuir o ritmo e reavaliar se nossos sentimentos em relação à pessoa são verdadeiros ou se são apenas resultado de projeções. Será que a sua atração está mais ligada ao jogo de sedução do que à pessoa em si? Vale o questionamento.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Escola Educação.
Pedagoga italiana revolucionou a educação, mas algumas de suas ideias geram muitos debates até hoje.
Uma obra-prima do cinema contemporâneo, que emociona sem apelar para o melodrama.
Crescer sem amigos pode ter efeitos profundos no desenvolvimento emocional e social de uma pessoa.
Para os fãs de aventuras e clássicos da literatura, essa é uma ótima oportunidade de…
O sucesso da minissérie Adolescência, da Netflix, trouxe atenção para outra obra marcante da mesma…
O cantor Wesley Safadão deu um tempo dos palcos e foi submetido a cirurgias após…