SAÚDE MENTAL

Saúde mental é sentir amor pelos outros

(Transcrito do JOURNAL OF MENTAL HEALTH de setembro de 1967)

Esta afirmação: “Saúde mental é sentir amor e calor humano pelas pessoas e gostar de estar perto delas”, (citada pelo Dr. Dennis O’Donovan durante uma entrevista sobre Neuróticos Anônimos num programa de televisão), é aquilo que vimos repetindo há muito tempo no JOURNAL. Temos sempre sustentado a tese de que amar os outros, pensar nos outros e servi-los é o que constituí a saúde mental (ver “A Resposta para a Doença Emocional: AMOR” no JOURNAL de novembro de 1965).

O que havia da errado conosco, quando estávamos doentes – e o que há de errado com todas as pessoas doentes – era a nossa incapacidade de amar, incapacidade de amar os outros, a nós mesmos, a Deus, a natureza, a vida, o mundo. Era essa a causa fundamental da nossa doença, apenas isso e nada mais. Podemos ter pensado, e de fato pensamos, que foram determinados problemas os causadores da nossa doença. Mas o egoísmo e a incapacidade de amar é que haviam causado os problemas que considerávamos como sendo responsáveis pelo nosso infortúnio.

Mas a prova infalível da questão está no fato de que aprendendo a amar nós nos curamos. Aprender a amar, e nada mais, é a nossa cura. Quando aprendemos a amar, desaparece a doença emocional e mental e passamos a ver os nossos problemas como eles realmente são.

É a incapacidade de amar que nos isola, que nos torna solitários e infelizes, incapazes de nos darmos bem com quem quer que seja, inclusive com nossas famílias, e que causa todas as outras dificuldades. Aqueles que não sabem amar não podem encontrar paz em parte alguma. Aqueles que amam encontrara paz ande quer que estejam.

“É o amor que faz o mundo girar”, “O amor tudo conquista” são expressões que ouvimos com freqüência e o que elas realmente querem dizer é que amar os outros é sinônimo de saúde mental. Sentimo-nos felizes por essa verdade ter sido enunciada por uma autoridade no campo da doença mental, ao declarar que “Saúde mental é sentir amor e calor humano pelas pessoas e gostar de estar perto delas, “concordamos entusiástica e plenamente”. Vamos abreviar o que foi dito, resumindo tudo numa breve afirmação: AMAR OS OUTROS É SAÚDE MENTAL.

TEXTO ORIGINAL DE NEURÓTICOS ANÔNIMOS

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Saiba mais sobre a moda do”Face taping”- técnica de baixo custo que promete deixar as mulheres mais jovens

Aplicar fita adesiva no rosto para reduzir linhas de expressão é um assunto que está…

6 horas ago

Qual o significado profundo de usar tatuagens, segundo a psicologia

Especialista explica por que as tatuagens vão além de moda ou estética

14 horas ago

SUS vai substituir papanicolau por exame de DNA mais eficiente ainda neste ano

Nova tecnologia recomendada pela OMS é mais eficaz e detecta o vírus com até 10…

1 dia ago

O que significa, segundo a Psicologia, “rir de nervoso” involuntariamente?

Quando rir vira defesa: estudo revela por que expressamos emoções “fora de hora” e o…

1 dia ago

Críticas a Ivete Sangalo por deixar os filhos: psicóloga analisa a polêmica

Ivete Sangalo viaja sem os filhos e levanta debate: é saudável o casal tirar um…

2 dias ago

O que a psicologia revela sobre você pelo seu jeito de cumprimentar as pessoas

Entenda como diferentes tipos de cumprimento revelam aspectos da sua personalidade e afetam suas conexões…

3 dias ago