Aí está você, novamente se preocupando e se arrependendo pelo que aconteceu ou pelo que você fez. O discurso é sempre o mesmo, tedioso e repetitivo, culpando você pelos erros cometidos ou pelas decisões que não tomou.
As imagens chegam a você constantemente, as palavras que você disse são o eco que não deixa você, seus sentimentos, uma prisão limitante … e enquanto isso, os minutos passam sem perceber, sem apreciá-los …
Erros também são oportunidades.
As lamentações e perguntas podem se tornar como uma espiral infinita que você sabe quando começa, mas é impossível descobrir quando ela termina porque não tem um fim … Você pode se maltratar o quanto quiser, destruir-se pouco a pouco se é o que você quer, embora acredite que sua autossabotagem não é realmente o que você procura.
Pare e pense, o que você está fazendo para isso? Como seus lamentos levam você e aquele barulho mental que fala com você? E por quê? Se você for honesto consigo mesmo e responder a essa pergunta, poderá descobrir muito mais do que imagina. Você pode encontrar própria resposta.
Ajuda a lamentar os seus erros? Você realmente acha que eles são apenas erros? Antes de continuar com sua dinâmica acusação e vitimização, vou lhe dizer uma coisa: Eles não são apenas erros, são oportunidades. Pense nisso. Quanto aprendizado está por trás deles?
É apenas sobre querer avançar e evoluir em vez de ficar preso e parado no tempo, como se tivéssemos uma corrente presa aos nossos tornozelos que nos ancora no passado.
Escolha um dos seus erros, transforme-o e reflita sobre o que você pode aprender com essa situação ou experiência. Descubra a oportunidade por trás disso. Talvez você já tenha feito isso e nem tenha notado …
Tudo o que você é hoje é graças ao que você fez e ao que você não fez. Para seus sucessos, mas também para seus fracassos. E talvez, mais para o último do que para o primeiro.
De tudo o que você passou até agora, de todo o seu processo de vida … você tem muitas coisas das quais se orgulha e não é graças às suas dificuldades e ao aprendizado que você tem feito sobre elas que você foi capaz de alcançá-la? Eu deixo você responder … e escute, porque o que você diz é uma mensagem endereçada a você mesmo …
E não me refiro apenas a sucessos, sonhos e objetivos; É muito mais próximo de você: suas qualidades, suas nuances, seu jeito de ser, sua essência, você acha que seus erros não têm nada a ver com tudo isso?
Tudo que vive é parte de quem você é
Tudo o que você passou, tudo que você sentiu, pensou e fez tem repercussão e reverbera dentro de você. Cabe a você saber usar essas vivências e emoções.
Cada gesto, cada pensamento e cada sentimento experimentado tiveram uma série de consequências em nossas vidas. O importante é estar ciente de que tudo o que você é hoje é afetado pelo que aconteceu e também pelo que não aconteceu em algum momento do seu passado. E se pudéssemos apagar todos os nossos erros, é bem provável que o aprendizado que tivemos com eles também desapareceriam.
Então, em vez de gastar nosso tempo preocupado com a possibilidade de ter feito as coisas de maneira diferente, vamos nos preocupar em tentar fazer o melhor de nós em todas as situações, em todos os momentos, em todos os segundos.
Texto adaptado e editado do portal La Mente es Maravillosa
Imagem de Екатерина Александровна por Pixabay