Reflexões

Se eu apagar os erros do meu passado, eu apagaria a sabedoria do meu presente

Aí está você, novamente se preocupando e se arrependendo pelo que aconteceu ou pelo que você fez. O discurso é sempre o mesmo, tedioso e repetitivo, culpando você pelos erros cometidos ou pelas decisões que não tomou.

As imagens chegam a você constantemente, as palavras que você disse são o eco que não deixa você, seus sentimentos, uma prisão limitante … e enquanto isso, os minutos passam sem perceber, sem apreciá-los …

Erros também são oportunidades.

As lamentações e perguntas podem se tornar como uma espiral infinita que você sabe quando começa, mas é impossível descobrir quando ela termina porque não tem um fim … Você pode se maltratar o quanto quiser, destruir-se pouco a pouco se é o que você quer, embora acredite que sua autossabotagem não é realmente o que você procura.

Pare e pense, o que você está fazendo para isso? Como seus lamentos levam você e aquele barulho mental que fala com você? E por quê? Se você for honesto consigo mesmo e responder a essa pergunta, poderá descobrir muito mais do que imagina. Você pode encontrar própria resposta.

Ajuda a lamentar os seus erros? Você realmente acha que eles são apenas erros? Antes de continuar com sua dinâmica acusação e vitimização, vou lhe dizer uma coisa: Eles não são apenas erros, são oportunidades. Pense nisso. Quanto aprendizado está por trás deles?

É apenas sobre querer avançar e evoluir em vez de ficar preso e parado no tempo, como se tivéssemos uma corrente presa aos nossos tornozelos que nos ancora no passado.

Escolha um dos seus erros, transforme-o e reflita sobre o que você pode aprender com essa situação ou experiência. Descubra a oportunidade por trás disso. Talvez você já tenha feito isso e nem tenha notado …

Tudo o que você é hoje é graças ao que você fez e ao que você não fez. Para seus sucessos, mas também para seus fracassos. E talvez, mais para o último do que para o primeiro.

De tudo o que você passou até agora, de todo o seu processo de vida … você tem muitas coisas das quais se orgulha e não é graças às suas dificuldades e ao aprendizado que você tem feito sobre elas que você foi capaz de alcançá-la? Eu deixo você responder … e escute, porque o que você diz é uma mensagem endereçada a você mesmo …

E não me refiro apenas a sucessos, sonhos e objetivos; É muito mais próximo de você: suas qualidades, suas nuances, seu jeito de ser, sua essência, você acha que seus erros não têm nada a ver com tudo isso?

Tudo que vive é parte de quem você é

Tudo o que você passou, tudo que você sentiu, pensou e fez tem repercussão e reverbera dentro de você. Cabe a você saber usar essas vivências e emoções.

Cada gesto, cada pensamento e cada sentimento experimentado tiveram uma série de consequências em nossas vidas. O importante é estar ciente de que tudo o que você é hoje é afetado pelo que aconteceu e também pelo que não aconteceu em algum momento do seu passado. E se pudéssemos apagar todos os nossos erros, é bem provável que o aprendizado que tivemos com eles também desapareceriam.

Então, em vez de gastar nosso tempo preocupado com a possibilidade de ter feito as coisas de maneira diferente, vamos nos preocupar em tentar fazer o melhor de nós em todas as situações, em todos os momentos, em todos os segundos.

Texto adaptado e editado do portal La Mente es Maravillosa
Imagem de Екатерина Александровна por Pixabay

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Voo Criminoso: A verdade chocante por trás da nova minissérie de suspense da Netflix

A nova minissérie da Netflix apresenta o público a uma história engenhosa e surpreendente que…

21 horas ago

Filme baseado em uma história real estreia na Netflix com aclamação da crítica

O longa-metragem tem sido muito elogiado por críticos por sua capacidade de emocionar e educar,…

22 horas ago

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

2 dias ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

2 dias ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

3 dias ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

3 dias ago