Se você foi uma criança que passava longe do café puro e hoje não consegue viver sem ele, pode ser que você esteja envelhecendo. Pelo menos é isso que defende um estudo publicado na revista Physiology & Behavior.
De acordo com o estudo, a capacidade de apreciar alimentos mais açucarados diminui com o passar dos anos. Com a chegada da adolescência, adquirimos novos paladares, o que pode incluir alimentos com menos açucar, como azeitonas e chocolate amargo, por exemplo. Vem daí, segundo a pesquisa, a sua súbita preferência por um café puro à bebida cheia de açúcar.
A mudança de paladar ao longo dos anos ocorre por causa da biologia humana, aponta o estudo. A preferência por sabores doces já nasce com as crianças, tendo em vista que o primeiro alimento delas é o leite materno. Mesmo antes de nascer, o pequeno já tem a capacidade de detectar estes sabores, que agem como forma de interação com sistemas que controlam o afeto e a sucção.
Portanto, o doce tem ligação com a biologia básica e com a necessidade crescente pelo consumo de calorias para o desenvolvimento. Inclusive ingerir este tipo de alimentos tornam as crianças até os 11 anos mais tolerantes à dor. Ao contrário do amargo, que desde muito cedo na vida está relacionado a um sabor ruim e indesejável.
A preferência por doces vai diminuindo durante a adolescência, o que coincide com o término do crescimento físico. Em resumo, a pesquisa afirma que as crianças preferem os níveis mais altos de doces e são mais sensíveis aos sabores amargos até a adolescência.
O declínio desta preferência pode ser visto a partir daí: é por isso que muitos mudam os hábitos com a idade, passando aos poucos a apreciar o amargo do café puro, azeitonas, vinho, cerveja, entre outros.
Vale ressaltar que, mesmo com a mudança no paladar em decorrência do envelhecimento natural, os sabores amargos não ocupam a maior parte da dieta de um adulto. Isso porque, na biologia humana, o amargo é relacionado ao gosto de veneno.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Vix.
Foto destacada: Reprodução.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…