Pesquisadores do Reino Unido se reuniram para realizar um projeto chamado de The Work Colleague of The Future (o colega de trabalho do futuro, em tradução livre). Eles criaram uma boneca em tamanho real que mostra como podem se parecer no futuro os funcionários de escritório que passam o dia todo sentados. A boneca, criada a partir de informações obtidas sobre trabalhadores que vivem na França, na Alemanha e no Reino Unido, tem as costas permanentemente curvadas, barriga saliente e varizes.
Após analisarem os dados de 3 mil funcionários de escritórios, os pesquisadores descobriram que ao menos metade sofria com dor nos olhos. Além disso, descobriram que 48% tinham dor nas costas e/ou dor de cabeça frequentemente. Com base nessas informações foi construída a impressão artística, que foi batizada como Emma.
A boneca está permanentemente curvada para trás, por ficar sentada por horas em uma posição ruim na cadeira, tem varizes devido ao fluxo sanguíneo ruim, um estômago rotundo causado por uma posição sedentária, olhos secos e vermelhos por longas horas olhando para a tela do computador e outras condições de saúde.
O relatório, intitulado The Work Colleague of the Future, revelou que mais de 90% dos trabalhadores de escritórios do Reino Unido que sofrem de problemas de saúde relacionados ao trabalho têm mais dificuldade em realizar seu trabalho.
William Higham, especialista em comportamento e autor do estudo, disse: “O relatório mostra que empregadores e trabalhadores realmente precisam agir agora e resolver o problema da saúde precária nos locais de trabalho.”
Segundo o especialista, os empregadores podem ajudar desenvolvendo áreas de trabalho mais espaçosas e que tenham locais que proporcionem relaxamento. “Se continuarmos fazendo as mesmas coisas, podemos voltar a ter problemas que acreditamos ter deixado para trás na última Revolução Industrial”, contou.
De acordo com ele, já é tarde para Emma. Mas para pessoas saudáveis, ainda há tempo de tomar uma atitude e garantir um futuro produtivo e cheio de saúde.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Revista Galileu.
Fotos: Matt Alexander/PA Wire
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…
Estudos recentes e a psicologia nos ajudam a entender por que algumas pessoas são capaz…
A psicologia pode ajudar a entender o que está por trás desse hábito que desperta…