Alessandra Teixeira resolveu etiquetar o material escolar da filha, motivada por uma publicação na internet. Ao invés de colocar apenas o nome de Thainá, a mãe fez várias frases amorosas e de incentivo nos lápias e cadernos da filha.
“A minha intenção ao escrever as frases foi para que a Naná sempre se lembre de mim, mesmo quando eu estiver ausente. Que ela possa sempre se recordar dos valores que eu procuro passar para ela”, disse a mãe amorosa de ‘Naná’.
A ideia de Alessandra parece simples, mas é uma estratégia bastante interessante para outros pais. Pequenas atitudes como essa podem representar melhora no desempenho social e escolar da criança. Ter objetos, lembranças que remetam à segurança do lar e proteção das pessoas cuidadoras, confere autoconfiança aos pequenos que traz grandes benefícios a médio e longo prazo. Coisas que nos lembraremos por toda a vida.
Bilhetes, por exemplo, que a criança possa ter acesso longe da presença dos pais, com mensagens e conselhos dos valores familiares reforçam a presença do afeto. Não é a complexidade do ato de Alessandra, é o tanto que essa atitude tem o poder de afetar positivamente a autoestima de sua filha. Cada criança e cada cuidador é diferente, mas vale a pena pensar meios de deixar marcado, explicitamente, esse cuidado.
O testemunho da pequena Thainá confirma essa ideia. Ela diz que “se sentiu muito amada por Deus e pela mamãe.” Aqui está a chave para filhos saudáveis. O que você pode fazer para que eles saibam do seu amor? Faça essa pergunta a eles! Ou surpreenda como Alessandra fez!
***
Com informações de Tribuna de Jundiaí
Entenda como o EMDR pode ajudar brasileiros no exterior a superar traumas e desafios emocionais.
“Eu não bebo nem vou à balada, então é assim que eu encontro meu entretenimento”,…
“O prêmio da loteria deveria ter sido uma vitória, mas tudo piorou desde aquele dia.",…
"Minha família e eu percebemos o quão frágil a vida pode ser.", desabafou a atriz…
Uma mesa de trabalho bagunçada não é apenas sinal de descuido, ela tem tem muito…
Nascido em uma família humilde, Eliezer Nunes Barros precisou deixar os estudos ainda jovem para…