COMPORTAMENTO

Sem diferenciar meninos e meninas na escola: a receita feminista islandesa pela igualdade

As garotas estão sentadas no chão, ao lado da parede. Uma delas corre para o professor, pula para uma cadeira e pendura um feixe, como um macaco. “Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!” Eles gritam. A criança, radiante, é ovacionado, entre aplausos. Com exceção de um, que se aconchega no canto, todos os pequeninos sobem. Alguns como flechas, outros tímidos ou não muito convencidos.

Mas, no meio da aclamação, eles descem transfigurados pelo seu feito. A cena ilustra o modelo educacional do jardim de infância Laufásborg, no centro de Reykjavik. Garotas eufóricas de quatro anos, torcendo umas pelas as outras, exibem sua resistência física.. Margrét Pala Ólafsdóttir, convencido feminista e criador desta e 16 escolas primárias na Islândia, disse mais tarde na frente de um chá: “Eles são mais rápidos e capazes de aprender, são fortes e podem levante suas vozes. Nós os empoderamos.”

O sistema Hjalli inclui um currículo de gênero no qual a maioria das crianças é separada e trabalha para enfrentar as fraquezas de cada sexo, compensando-as. “Nós ensinamos as crianças a se comunicar, a falar sobre seus sentimentos e a se encarregar umas das outras.” Os filhos de Hjalli lavam os pés ou se penteavam.

Quando eles deixarem a escola, eles serão feministas no país mais igualitário do mundo, coroado pelo Fórum Econômico Mundial por nove anos. A colaboração também é treinada contra a concorrência e as habilidades sociais. “Minha frase favorita é que um mais um não é igual a dois”, disse o fundador. Talvez por esse motivo, não haja intimidação aqui. “Nem meninos nem meninas são valentões”, diz o fundador, “uma investigação em Reykjavik com crianças de nove anos encontrou intimidação em todas as escolas, exceto a nossa”.

Hólmfrídur Vilhjálmsdóttir sobe as escadas que levam ao primeiro andar e aponta para uma grande gravura com todas as aves da Islândia penduradas a poucos metros do chão. “Tudo é feito para caber as crianças”, diz ele. Ela é professora há cinco anos. “Primeiro eu implorei para admitir meu filho, que não queria ir para sua creche. A criança mudou da noite para o dia.”

Em um sinal, você pode ver a programação. Quando as crianças chegam, eles tomam café da manhã e decidem o que vão fazer. Tomada de decisão e democracia são exercidas ao longo do dia. E também a diversão. Há sempre um punhado de crianças que querem se divertir abrindo qualquer porta da mansão de dois andares. Algumas crianças surfam gritando em esteiras amarelas em equilíbrio instável em pedaços menores; cambalhotas sem descanso.

Thomas e Christian permanecem em silêncio. Eles treinam suas cabeças na frente de um tabuleiro de xadrez. Eles irão para o Campeonato Europeu, na Romênia. No ano passado duas garotas foram para a competição mundial. Um mestre de xadrez os treina desde três anos: “É muito bom para a tomada de decisões e para a auto-estima”. Em um canto, um professor de agachamento ensina inglês com base em gestos com os meninos. Abaixo, aqueles com menos de dois anos, com os rostos manchados de terra, enterram as mãos no jardim. Um professor toca um sino.

As crianças deixam caixas de madeira, desenhos do parque e saem das esteiras. “Não há brinquedos convencionais, mas peças multiuso que podem ser usadas de várias maneiras, para estimular sua imaginação e criatividade”, diz o ex-professor. Em Hjalli também não há livros. Tudo é feito, incluindo roupas com máquinas de costura adaptadas, para enfatizar que você não precisa comprar tudo.

Os pequenos, em uniformes vermelhos ou azuis, colocam o material e, em saltos, se alinham. Como de costume nas escolas e institutos islandeses, eles usam meias. “Vêem? Não precisa dizer nada. Eles já sabem o que devem fazer “, avisa o guia com um sorriso. No tapete, há quadrados com números. É onde as crianças se sentam com os professores. “Nossos três pilares são rotina, ordem e respeito”, ele entoa. “Palavras são muito importantes. Nós olhamos nos olhos das crianças e dizemos a eles, e nós os ensinamos a nos comunicarmos assim. Quanto a nós, você deve vir aqui e deixar todas as suas preocupações de lado, para ser feliz.”

Pála tinha sido professora em um sistema em que as meninas, mais favorecidas, recebiam menos atenção do que os meninos “porque eles estavam atrasados”, diz ela. Ela assumiu o comando de uma creche e decidiu mudar tudo, incluindo a segregação por sexo. No início, seu modelo foi muito controverso, mas 30 anos depois, obteve a mais alta distinção no país por sua inovação educacional. 8% das crianças islandesas entre 18 meses e nove anos (cerca de 1.000) vão para um dos centros, a maioria organizada com as câmaras municipais. Meninos e meninas se reúnem em uma sala com grandes janelas onde outros mundos surgiram.

TEXTO TRADUZIDO DE EL PAÍS

REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL

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