Por Deise Azevedo
Ser psicoterapeuta é saber ouvir sem julgar. É compreender as diferenças dentro do sistema e perceber onde está o sintoma e a “dor” que isso causa a todos os seus integrantes. É ver o homem como um ser que global, um ser que interage, e nessa interação se modifica e é modificado.
Ser psicoterapeuta é auxiliar sem dar respostas prontas; direcionar sem preconceitos ou imposições de ideias acabadas. Pois somos seres em construção, e a cada dia aprendemos com as nossas próprias escolhas, que consistem em “acertos e erros” conforme a visão de cada pessoa.
Ser psicoterapeuta é ter uma visão humanizada e entender que cada pessoa tem sua subjetividade, sua forma de viver. Além disso, entender que na sua loucura o homem continua sendo um ser humano, um ser que está buscando uma saída, mesmo que inconscientemente, para expressar sua angústia dentro de um sistema doente.
O psicoterapeuta valoriza a liberdade de expressão e com isso percebe que qualquer sentimento manifesto tem a mesma importância reveladora de sentidos e significados. Esses sentimentos, às vezes, são tão profundos para a pessoa que expressa, que até parece banal para a sociedade. Sendo assim, o que parece ser mais absurdo passa a ser compreendido com um olhar de igualdade, de valorização ao que é inerente à vida humana.
O psicoterapeuta se olha e percebe que é um ser frágil. Um ser que pode ter todos os sentimentos de um ser mortal. É capaz de reconhecer suas falhas e buscar ajuda de outros seres com a mesma missão: “buscar a função do sintoma manifesto”. Assim, é possível enxergar que o humano vivencia desafios constantes. Desafios para se colocar como pessoa que tem direitos de viver intensamente, chorar, sorrir, amar, desejar, enfim, viver como um ser que é humano.
CLÍNICA DE PSICOLOGIA DEISE AZEVEDO
Fone: 45 9838-4425 – em Cascavel-PR
*Atendimento – particular e convênios
Acompanhe nossa Fanpage https://www.facebook.com/consultoriodepsicologiaa
E-mail: psideiseazevedo@gmail.com
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…
Segundo a psicóloga Drª. Alexandra Stratyner, “a infância é um período crucial para o nosso…
Manter o ambiente limpo e uma boa higienização, além de idas regulares ao médico, são…