Manter uma inteligência emocional no cotidiano é crucial para alcançar sucesso tanto na vida profissional quanto pessoal a longo prazo. Essa constatação vem da especialista Cortney Warren, psicóloga formada pela Harvard Medical School. De acordo com Warren, indivíduos emocionalmente mais inteligentes conseguem explorar suas emoções, interpretar pistas não verbais e regulares seus sentimentos para estabelecer relacionamentos mais sólidos.
No entanto, é fundamental desenvolver essas habilidades. Uma maneira de fazer isso é evitar expressões que não reflitam inteligência emocional, melhorando-as por abordagens mais empáticas. Em uma entrevista à CNBC, a psicóloga elencou sete frases a serem evitadas:
A inteligência emocional está associada à capacidade de adaptação ao longo do tempo. Pessoas com baixa inteligência emocional geralmente são inflexíveis, o que dificultam a mudança ou evolução. Warren destaca a importância das convicções firmes, mas ressalta a necessidade de estar aberto a novas possibilidades.
Resposta de alguém com inteligência emocional: “Preciso pensar mais sobre o que você está dizendo e estou aberto aos comentários sobre mim, mesmo que seja difícil ouvi-los.”
Desrespeitar os sentimentos alheios é um indicativo de baixa inteligência emocional, alerta aa especialista. Mostrar empatia, especialmente quando alguém está enfrentando dificuldades, é crucial para construir relacionamentos benéficos.
Pessoas com alta inteligência emocional não culpam o mundo externo por seus sentimentos. Warren destaca que as emoções não são responsabilidade de terceiros.
Resposta de alguém com inteligência emocional: “Estou me sentindo muito abalado agora. Minha percepção da situação é que …”
Indivíduos emocionais inteligentemente esforçam-se para compreender a perspectiva do outro, em vez de reagirem impulsivamente.
Resposta de alguém com inteligência emocional: “Eu quero ouvir sua perspectiva, mesmo não vendo as coisas do jeito que você vê. Você pode me ajudar a entender por que está se sentindo assim?”
Escutar a experiência do outro com empatia é um indicador crucial de inteligência emocional. Isso implica ter autoconsciência e autoestima.
Resposta de alguém com inteligência emocional: “Embora você esteja chateado comigo, acho que sua reação pode ter mais a ver com o seu passado do que com o que estou fazendo agora. O que você acha?”
Pessoas emocionalmente inteligentes conseguem se colocar no lugar do outro, tornando-as mais propensas ao perdão, afirma a psicóloga.
Resposta de alguém com inteligência emocional: “Está difícil perdoar agora, mas estou trabalhando para superar esse ressentimento. Gostaria de resolver isso e seguir em frente.”
Para Warren, a inteligência emocional capacita as pessoas a refletir sobre os sentimentos alheios, mesmo que recompensem.
Resposta de alguém com inteligência emocional: “Suas emoções são válidas. Eu não entendo completamente por que você se sente assim, mas eu quero compreender. Você pode me contar mais?”
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