Devido à pandemia do coronavírus, milhões de alunos de todas as idades ficaram sem aulas presenciais em grande parte do mundo. Muitos desses alunos não conseguiram se adaptar à modalidade virtual por não possuírem Internet em casa ou a tecnologia necessária.
Cada vez conhecemos histórias de mais professores que fazem o impossível para transmitir os seus conhecimentos e não abandonam os seus alunos nestes tempos difíceis, acções que não só demonstram a sua vocação, mas também dão esperança.
Uma protagonista dessas histórias é Miriam Mabel Lera, professora do segundo ano da Escuela Intercultural Bilingüe N ° 10, na comunidade Diaguita-Calchiquí de Amaicha del Valle, na Argentina. Miriam percebeu que nem todos os seus alunos de 7 anos têm acesso à Internet ou ao celular e foi aí que ela decidiu agir.
“Quando a quarentena começou, como todos os professores do país, estávamos vendo como íamos manter o vínculo com as crianças.”, disse Miriam à imprensa local.
“Eu disse ao chefe da comunidade que queria ver se poderia dar aulas pelo rádio, equipamento mais acessível à maioria delas. Avisei os pais e começamos nos primeiros dias de abril e felizmente deu tudo certo. Falo com os meninos e a família como se estivessem me olhando, também dou recreação com músicas que eles gostam ”, disse.
Miriam tem 38 alunos no total, e vendo que a estratégia do rádio foi bem recebida pela comunidade, mais professores aderiram ao uso dessa metodologia. Graças à ideia de Miriam, o rádio se tornou uma ferramenta fundamental para professores, alunos e seus familiares.
“Conseguimos neste tempo e desta forma avançar com o aprendizado e não cortar o elo. O melhor é que muitos idosos nos ouvem e falam que também estão aprendendo”, comentou a professora.
Miriam mostra que um professor com real vocação vale por muitos.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.