Skateistan é uma organização sem fins lucrativos que busca capacitar os jovens por meio da educação e do skate.
A ideia começou em 2007, quando o australiano Oliver Percovich chegou a Cabul, no Afeganistão. Lá ele percebeu a falta de oportunidades para jovens afegãos, especialmente para meninos e meninas menores de idade que trabalhavam.
Por meio do skate, ele percebeu que poderia construir uma comunidade segura além de envolvê-los no esporte.
Em 2009 foi oficialmente registrada como uma ONG afegã e com a ajuda de doações internacionais e parceiros da indústria de skate sua primeira escola de skate foi inaugurada oficialmente. As instalações possuem salas de aula, escritórios, quadras esportivas e um skatepark coberto.
A organização tem mais de 1.800 crianças no Afeganistão, Camboja e África do Sul e mais de 50% dos membros são meninas. Seus programas inovadores visam dar a crianças e jovens a oportunidade de se tornarem líderes por um mundo melhor.
Os cursos ministrados são:
Divulgação : cria uma conexão com as crianças por meio dos esportes, em que líderes e educadores vão às comunidades para envolver as crianças locais, proporcionando uma hora de atividades recreativas.
Skate e Criar : Este programa de duas horas consiste em uma hora no skatepark e uma hora na sala de aula. Os educadores usam as artes criativas para ensinar uma variedade de tópicos, incluindo direitos humanos, estudos culturais, nutrição e meio ambiente. Essas aulas oferecem aos jovens ferramentas para se expressarem, pensarem criticamente, desenvolverem a autoexpressão e estimularem o desenvolvimento pessoal.
Volta às Aulas : Este programa apóia jovens em sua busca pela educação formal. É um programa de aprendizagem acelerada para crianças que não frequentam a escola. São apresentados cinco dias por semana e, após a conclusão do curso, podem se matricular em escola pública.
Liderança Juvenil : Meninos motivados pelo Skateistan podem se inscrever no programa de liderança juvenil e ajudar educadores nas aulas, orientar alunos, desenvolver suas habilidades e planejar eventos locais. O programa desenvolve um senso de pertencimento e cria modelos para outros alunos.
Além de afastar os adolescentes do conflito em seu país, é um espaço seguro que oferece educação e recreação.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: skateistan.org