O Snapchat atualmente tem 150 milhões de usuários ativos diariamente – por que você não gostaria de usá-lo para promover sua marca?
Quer usar o Snapchat para comercializar o seu negócio? Claro, por que não. É o queridinho da paisagem da mídia social.
Em primeiro lugar, enrole sua cabeça em torno de alguns números.
Em outubro de 2016, o Snapchat tinha 150 milhões de usuários ativos diários. (60 milhões na América do Norte, 50 milhões na Europa – se você estivesse se perguntando.)
A cada segundo, 9.000 Snaps são postados, atraindo 10 bilhões de visualizações diárias.
Snapchat marketing – Saiba como impulsionar a sua marca
Você quer uma fatia da ação. Você quer ter uma reação. Você quer que as pessoas conversem, corram para o seu site, comprem seus produtos e tudo o mais. Infelizmente, você não é o único.
Por isso, aqui estão algumas dicas sobre como usar o Snapchat para marketing.
1 – Conheça o seu público
É um marketing perene. Mas o sucesso no Snapchat significa saber o máximo possível sobre o seu público. É assim que você cria conteúdo que ressoa.
Os dados demográficos do Snapchat são tradicionalmente pré-adolescentes e na adolescência. Mas isso está mudando, com um grupo demográfico mais antigo usando o Snapchat em números crescentes.
Seja fiel ao público que você deseja atrair. Monitore o tipo de tribo que você coleta à medida que avança nos mares do Snapchat e, em seguida, ajuste sua estratégia de acordo.
2 – Conheça sua plataforma
Certo, então você vai mergulhar de cabeça na sua estreia no Snapchat com a conta da empresa? Provavelmente não é sensato. Crie uma conta pessoal primeiro. Siga alguns de seus amigos e marcas favoritas para ter uma ideia de como os outros usam o Snapchat. Você logo encontrará seu caminho.
O Snapchat é famoso por suas mensagens efêmeras e autodestrutivas. Mas essa plataforma não é tão transitória quanto você imagina. Não há cronograma no Snapchat.
As mensagens para seus seguidores permanecem na caixa de entrada até que sejam abertas. Assim, enquanto com outras plataformas sociais seu conteúdo é rapidamente confinado à história, sua mensagem é realmente mais rígida no Snapchat.
3 – Decida o tipo de conteúdo que vai publicar
Você se inscreveu e adicionou o logotipo da sua empresa ao seu perfil. O que agora? O que você realmente vai publicar? Embora seja importante ter um plano de conteúdo ou algum tipo de justificativa para orientá-lo, você tem muita licença criativa no Snapchat.
Algumas ideias:
- Demonstrações de produtos
- Tutoriais
- Anúncios de novos produtos
- Nos bastidores do seu local de trabalho
- Vídeos do seu produto em ação
- Dicas do setor
- Descontos / vendas instantâneas
- Uma série mostrando a história do seu negócio
- Takeovers de um influenciador
O melhor de tudo é que pode tornar estas ideias muito mais interessantes se usar os emojis do Snapchat.
4 – Seja criativo
Encontre seu próprio estilo. E lembre-se: não existe um tópico chato, apenas roteiristas de conteúdo entediantes. Veja o ponto três em um artigo de um jornalista do Snapchat para obter dicas sobre como produzir conteúdo mais envolvente.
5 – Pare de ser um perfeccionista
A simplicidade do Snapchat permite que você crie vídeos curtos e leves, sem precisar de recursos de produção caros. Essa é a questão. Se seus vídeos não parecerem crus, orgânicos, improvisados, um pouco frágeis, você provavelmente está fazendo o Snapchat errado.
Deixe seus valores de produção de Hollywood na porta.
6 – Seja recíproco
Ótimo marketing é uma conversa. Comente os snaps de seus seguidores. Crie um diálogo. Seja parte do movimento social.
Não se trata de gritar o mais alto que puder, pelo maior tempo que puder, e esperar que as pessoas ouçam.
7 – Não se perca no deserto
Sem função de pesquisa, pode ser difícil criar o seguinte no Snapchat. Em vez disso, você precisa promover sua presença no Snapchat por meio de outros canais. Facebook, email, mídia impressa – você escolhe.
Dê às pessoas um motivo para se juntarem a você.
8 – Aproveite as novas ferramentas de negócios
No início deste ano, o Snapchat anunciou uma grande expansão em seu modelo de publicidade.
Em breve, os Snapchatters começarão a ver anúncios em vídeo entre as histórias de seus amigos. Essencialmente, o movimento permite que as empresas promovam conteúdo muito além de seus próprios seguidores.
9 – Comprometa-se
Se você for usar o Snapchat, se comprometa com isso. Não publique conteúdo apenas uma vez por mês quando encontrar tempo. Atribuir responsabilidade. Crie uma estratégia.
Forneça a propriedade da conta ao membro mais experiente de sua equipe. Vá em frente e crie.
Agora que já sabe 9 dicas de marketing para Snapchat, está na hora de começar a aproveitar as mesmas.