Considerando que para ser um indivíduo saudável precisamos buscar o equilíbrio entre mente e corpo, um desequilíbrio emocional pode afetar nosso corpo, bem como uma alteração orgânica no corpo pode afetar nosso psiquismo. Temos aí as doenças psicossomáticas (psique = alma / soma= corpo).
As doenças psicossomáticas caracterizam-se por desafiar constantemente os métodos utilizados pela Medicina, que não consegue por meio de exames e diagnósticos, explica-las e encontrar suas causas.
Talvez a principal diferença em abordar as doenças psicossomáticas seja o fato de a Medicina utilizar-se da “clínica do olhar”, percebendo o corpo como uma máquina que pode ser manipulada, enquanto a Psicanálise utiliza-se da “clínica da escuta”, enxergando o corpo como marcado pela linguagem e pela pulsão.
Para a Psicanálise a doença é um meio de encontrar uma solução (ainda que problemática) para os conflitos inconscientes, buscando saídas através do corpo.
Podemos dizer que acometido por uma doença psicossomática, o indivíduo é atingido por aquilo que é impossível de dizer ou de nomear, e que possivelmente relaciona-se com sua fase do desenvolvimento pré-verbal, ou seja, com as relações afetivas vivenciadas no início de sua vida junto de seu cuidador (comumente a mãe).
O processo de psicoterapia psicanalítica coloca em questão a participação do paciente em seus sintomas, no intuito de interrogar o lugar que ele ocupa no caos em que se encontra, dando o direito de, através da palavra, romper com o ‘silêncio dos órgãos’, partindo do pressuposto de que o sujeito sabe melhor do que ninguém sobre a sua história…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…