COMPORTAMENTO

A solidão faz as pessoas se tornarem egoístas, afirma pesquisa

A solidão pode tornar as pessoas menos empáticas e, logo, mais egoístas. É o que afirma um estudo realizado no Laboratório de Neurociência Social da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

A pesquisa, que foi publicada no periódico Personality and Social Psychology Bulletin, foi feita a partir da análise do comportamento de 229 americanos ao longo de uma década. Durante esse período, os cientistas acompanharam a forma como os participantes sentiam e agiam em relação à solidão e ao egoísmo.

Observou-se que pessoas solitárias podem ter uma percepção diferentes do restante. Segundo o estudo, os participantes que em um ano se sentiram mais sozinhos demonstraram uma tendência a se colocar em primeiro lugar no ano seguinte. O contrário também aconteceu: aqueles que colocaram a si mesmos em primeiro lugar ficaram mais solitários no ano seguinte.

De acordo com o pesquisador John Cacioppo, que conduziu a pesquisa, o sentimento de solidão pode deixar as pessoas mais atentas à sua própria perspectiva.

Ele explica que, se nossos ancestrais fossem excluídos de um grupo, ficariam em perigo, o que fazia com que seus corpos entrassem em modo de autopreservação, elevando a adrelina e deixando o sono deles mais leve. Cacioppo acredita que esse mesmo instinto ainda se faz presente.

Em entrevista à revista Fortune, o cientista define a solidão como “o isolamento social, ou a discrepância entre o que você quer das suas relações socias e sua percepção desses relacionamentos”. “Percebemos que a solidão coloca o cérebro em modo de autopreservação. Por meio de ressonâncias, observamos que o córtex se torna mais ativo quando a área responsável pela empatia se torna menos ativa”, explicou.

“A solidão faz com que as pessoas se sintam péssimas. É ruim para a saúde mental: o bem-estar cai, os sintomas de depressão aumentam, as chances de desenvolver problemas e distúrbios mentais também”, afirmou.

“Também é ruim para a saúde física: em um estudo com três milhões de pessoas, observou-se que as pessoas mais isoladas e solitárias tinham 26% a mais de chances de falecer quando comparadas ao restante.”

Imagem de capa: Shutterstock/Marjan Apostolovic

TEXTO ORIGINAL DE REVISTA GALILEU

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

10 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

12 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

1 dia ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

1 dia ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

3 dias ago