É no cenário de ruas com esgoto aparente, sem saneamento básico, entre becos apertados que Steffany Rafaela da Silva, 11 anos, começou a tentar mudar um fato. Algumas crianças mais jovens que Steffany, em sua comunidadee em Recife, a Roda de Fogo, não estão estudando o suficiente. Ela então reuniu 14 delas e começou a lecionar os conteúdos que sabe.
A vizinha, Cátia da Silva, conta quem é Steffany no bairro: “Ela é assim desde pequena. Ainda muito nova, antes mesmo de entrar na escola, já gostava de brincar de ensinar. Cresceu e não mudou. Todos os dias está aí, em pé ou sentada no chão. Procura um cantinho mais limpo e seco, onde não tenha esgoto escorrendo e, com a maior paciência vai ensinando inglês aos meninos, contando historinhas, ajudando nas tarefas. Só não tem aula se chover, porque eles não têm onde ficar.”
A mãe de Steffany, Rafaela, está desempregada. As duas moram numa casa de apenas um cômodo. E apesar de toda a falta de estrutura e pouca idade, Steffany sempre consegue continuar ensinando. E com preparação disciplinada de aula que costumam acontecer em cima de sua cama. Ela consegue pequenas doações de dinheiro com amigos e vizinhos e faz cópias, para entregar aos seus alunos.
O maior sonho de Steffany é, também, um pedido de socorro da nossa educação como um todo. A menina diz que sonha em “ter uma sala, um cantinho para estudar com meus amigos. Nos becos a gente não consegue ficar quando chove e também preciso de um lugar para guardar o material e para organizar as aulas”.
Com informações de Razões para Acreditar.
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…