PSICOLOGIA E CINEMA

Stranger Things e a Psicologia por detrás da Série

A nova série, que está bombando, já tirou o fôlego de muita gente com uma nostálgica ficção científica, que reparte a cabeça do público entre o que é, ou não, real.

Stranger Things se divide em 8 capítulos que prendem o espectador num clima misterioso, e constroem uma narrativa obscura, que caminha entre a ciência e o sobrenatural. Se você devora os livros de Stephen King com certeza vai curtir – caso já não tenha curtido – esta série americana, que retrata tão fielmente a década de 80.

E o que a psicologia tem a ver com o sobrenatural, com o suspense, e com o terror?

Se você ouviu nosso podcast sobre medo se ligou como ele, o nosso medo, se constrói de forma histórica e reforçada na vida das pessoas.

Em uma entrevista ao site Galileu, Mário Costa Pereira, professor de psicopatologia clínica da Unicamp e da Université de Provence, na França diz.:

“Há coisas da vida em sociedade que precisam ser abafadas para que ela funcione, como desejos homicidas, mesquinhos, medos e preconceitos.E a arte é onde o homem dá vazão a essas coisas muito profundas, onde ele demonstra esses sentimentos.”

Sabendo que somos uma fonte de energia ambulantes, carregando uma espécie de bomba por onde vamos, aprendemos que a ficção é uma forma de canalização, para a angústia da supressão de nossa energia. Sabe estes filmes de terror que você tanto gosta? Pois então, já parou pra pensar de onde vem a vontade de imergir naquele mundo?

É provável que você tenha lido ou ouvido falar de Jung (recomendo que ouça nosso cast de introdução à psicologia analítica), baseado em seus estudos temos os arquétipos elementares que herdamos na história da evolução, e dentre eles há o arquétipo da Sombra.

Este arquétipo, sombra, é responsável pelo nosso lado animalesco, sombrio, violento, inaceitável. O mal e o imoral. O obscuro…

Sim, dentro de você, de mim, da sua mãe, pai, amigos, em todos nós existe a sombra, um arquétipo que devido suas profundas raízes na história evolutiva é o mais poderoso e potencialmente perigoso entre todos os arquétipos do ser humano.

É amigo psicolouco, acho que já deu pra sentir um frio na espinha. Quem diria que tanto mistério e terror poderiam estar tão bem guardados em uma única pessoa. Um universo vivo e cheio de energia pronto para sair pelas ruas.

Então quando você se depara com uma obra de ficção, dentro de um mundo de suspense e terror há um escoamento, É como realizar os desejos dessa força, dando-lhe um prazer necessário para amansar este “monstro interior”.

Curtir aquela atmosfera de medo, e depois voltar inteiros à segurança do seu sofá, é uma aventura que você reproduz como experiência. Isso prova por que depois de duas horas frente à tevê assistindo O Exorcista as pessoas saem fazendo spoilers das partes que quase lhe pararam o sistema circulatório.

Stranger Things com certeza foi e é uma experiência para se atravessar atmosferas psicológicas. Incorporar esta ficção com seus personagens é um resvalar de pulsões sombrias, que te dão tanto prazer quanto o tão buscado medo.

Escrito por Willian de Andrade

Referências:

Introdução à Psicologia Junguiana/ Calvin S. Hall Vernon J. Nordby

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI113919-17579-1,00-ENTENDA+POR+QUE+GOSTAMOS+DE+SENTIR+MEDO.html

TEXTO ORIGINAL DE PSICOCAST

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

15 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

16 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago