Ter personalidade não é ter um temperamento difícil ou ser agressivo

Certamente você já conheceu pessoas que, depois de uma discussão, não reconhecem onde estiveram erradas e divulgam a famosa frase “é que sou assim, tenho personalidade”.  Ou talvez você, em algum momento de sua vida, tenha se descoberto pronunciando essas palavras. Não é ruim “ter um gênio forte” em si, o que é prejudicial ou menos saudável é se esconder atrás dele para justificar as explosões de raiva, ou os gritos e palavrões dirigidos a outra pessoa.

Muitas vezes, nós tendemos a associar essa qualidade com aquelas pessoas que estão facilmente chateadas ou com aquelas pessoas que, quando discutem, pensam que levantar a voz terminará o conflito, tornando o outro pequeno.

Também é errado considerar como ter caráter as pessoas que saem da escuta; que vão da guerra para a guerra por conta própria, quando poderiam ter evitado muito sofrimento.

Pessoas com caráter são pessoas inteiras

Bem, pessoas que “têm caráter”, longe do que possam parecer, são pessoas assertivas. Têm limites bem definidos nos quais estão protegidas contra a manipulação e o dano voluntário que outras pessoas podem tentar infligir.

Ter caráter não  é ser alguém agressivo, ser alguém que procura intimidar com sua voz e seus argumentos absolutos. Ter caráter implica ser uma pessoa íntegra, que respeita e é respeitada . Isso não se dobra antes do outro por medo, mas  também não hesitam em reconhecer dúvidas quando  possui: sabe reconhecer a razão quando é o outro que a tem.

Não mudam sua estatura. Nem se diminuem diante da chantagem e das manipulações dos outros, nem tentam ficar maiores para intimidar e chegar a ser visto e respeitado. A personalidade tem mais a ver com a congruência entre o que você pensa e o que você faz.

Reconhecer nossas próprias inconsistências sem projetá-las no outro

Por exemplo, você pode ter encontrado pessoas que se orgulham de uma veemência incrível de ser muito independente e de não deixar “nenhum homem / mulher” atropelá-las, mas então, no primeiro momento de mudança, elas se inclinam para fazer o que os outros querem.

Essas pessoas, em muitas ocasiões, serão aquelas que criticam duramente os outros que fazem o que fizeram. “Você se deixou ser pisoteada e deve ser uma mulher independente. É que você é muito fraco. Você se permite manipular a primeira mudança. Então, qualquer um se aproveita de você. Faça-se respeitado “.

Então essas pessoas são incapazes de reconhecer que também cruzaram a linha vermelha. A diferença entre um e outro é que alguns se gabavam ferozmente de um modo diferente daquele que descrevem com seu modo de agir.

Você não pode aprender com um erro que não é reconhecido

Certos erros têm consequências importantes, mas diz mais sobre a pessoa não reconhecê-los e não assumi-los do que o erro em si. Não há nada realmente ruim em descobrir a nós mesmos falhando ou nos vendo fazendo coisas que não eram o que pensávamos que poderíamos fazer.

Somos humanos. Aprendemos enquanto continuamos. As experiências nos dão a oportunidade de nos conhecer. É lógico e saudável provar a si mesmo. Saiba perdoar a si mesmo, mas não se esqueça que é a congruência entre o que pensamos e fazemos que nos dará aquele sentimento de paz interior que tanto buscamos.

O insano e prejudicial é viver sob a bandeira da incongruência . Sob uma cegueira imposta por nós mesmos diante da realidade. Reconhecer nossos erros e ser capaz de nos conscientizar deles no futuro nos ajudará a sermos essas pessoas integrais das quais falamos antes. Portanto, você encoraja a buscar essa integridade e caráter (saudável para você e seu relacionamento com os outros) que você também pode ter em você?

TEXTO TRADUZIDO DE LA MENTE ES MARAVILLOSA






Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.